Dos vinte médicos presentes à aula inaugural, seis formaram-se em faculdades de Alagoas
A aula inaugural da Residência Médica 2015 contou com a presença dos 29 novos médicos residentes da Santa Casa de Maceió distribuídos em 14 programas.
A turma deste ano de R1, como são chamados os residentes do primeiro ano, reúne médicos egressos de faculdades de Medicina dos estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba, com um bom contingente oriundo das cidades de Maceió, Campina Grande e Recife.
Dos vinte médicos presentes à aula inaugural, seis formaram-se em faculdades de Alagoas, sete de Pernambuco, cinco da Paraíba e dois do Sul do país, sendo um de Santa Catarina e outro do Paraná.
Dois médicos – um da Cardiologia e outro da Medicina Intensiva -desistiram do curso alegando terem sido aprovados em suas cidades de origem.
O provedor Humberto Gomes de Melo fez questão de dar as boas-vindas e de cumprimentar a cada um dos ingressos. Em breves palavras, frisou que a Provedoria estava aberta para receber os médicos residentes e que a instituição possuía um grupo de preceptores e corpo clínico qualificados aptos a recebê-los e a apoiá-los no desenvolvimento de suas atividades.
O coordenador da Coreme, Antonio Alício, destacou que a Residência Médica da Santa Casa de Maceió chegou ao atual patamar de ofertar 14 programas aprovados pelo MEC devido a uma decisão institucional da alta administração, que vem investindo ao longo dos anos para tornar a instituição referência em ensino e pesquisa na região.
Já a gerente de Ensino e Pesquisa, Maria Alayde Mendonça Rivera, explicou que os médicos residentes R1 têm a oportunidade de conhecer a instituição em detalhes por meio da chamada Integração. Dividida em dois dias de palestras, a Integração aborda temas com segurança do trabalho, medicina do trabalho, gerenciamento de risco, notificação eletrônica, acreditação, sistema integrado de gestão hospitalar entre outros.
A primeira palestra abrindo a programação dia foi sobre Prontuário Médico, com a médica e professora do Hospital Universitário, Márcia Rebelo. O segundo momento da integração ocorre nesta terça-feira nos dois horários.
Prestigiaram a solenidade o presidente do Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota, Duílio Marsiglia; o gerente de Gestão de Pessoas, Sílvio Melo; a gestora da Santa Casa Farol, Taciana Amorim; e os preceptores Joaquim Ferro (Anestesiologia), Eliana Davi e Carolina Zau (Oncoclínica), e Rodrigo (Radiologia e Imagem).
Novas especialidades
A novidade este ano foi a oferta de seis novas especialidades: geriatria (2 vagas), medicina intensiva (2), nefrologia (2), cancerologia cirúrgica (3), radiologia (2) e cardiologia (2).
Outra novidade foi o aumento no número de vagas da clínica médica, que passou de quatro para seis vagas este ano. Nas demais especialidades o número de vagas permaneceu o mesmo em relação ao ano passado: cirurgia geral (2), ortopedia/traumatologia (2), otorrinolaringologia (1), pediatria (2) e obstetrícia/ginecologia (2).
