×

Maceió

Santa Casa de Maceió realiza procedimento cirúrgico inédito em Alagoas

O cardiologista Edvaldo Xavier responsável pelo Centro de Tratamento de Arritmias Cardíacas e Prevenção de Morte Súbita da Santa Casa de Maceió, realizou um procedimento inédito em Alagoas: Ablação por Cateter para Denervação Simpática Renal em terceira dimensão (3D), que tem como objetivo controlar a hipertensão Arterial severa. Na última quarta-feira (22), um alagoano de 44 anos – portador de hipertensão arterial sem controle clínico – entrou na sala de hemodinâmica (cateterismo) com pressão arterial de 230 x 120 mmhg.

Ao receber alta hospitalar 24 horas após o procedimento, ele já mostrava queda acentuada nos níveis pressórica com a medição em 110X70 mmhg, o que é considerado padrão pelos especialistas.

Além de incluir Alagoas no cenário da evolução médica mundial, a Cardiologia da Santa Casa de Maceió deu um passo importante no combate à hipertensão arterial, enfermidade que atinge milhares de Brasileiros. Segundos dados do Sistema Único de Saúde (SUS), o número de vítimas de hipertensão cresce anualmente, contribuindo assim para mortalidade da população.

A ablação simpática renal realizada pelo método de mapeamento em terceira dimensão (3D) é a primeira a ser realizado no Norte-Nordeste, o que assegura maior precisão nas aplicações de energia de radiofrequência.

Com mais de quatro mil procedimentos em parte do nordeste, o Centro de Tratamento oferece – desde 1998 – o que há de melhor no controle de Arritmias Cardíacas e Prevenção de Morte Súbita. Atualmente, uma das melhores equipes de cardiologia assiste diversos pacientes em cinco capitais: Maceió – Aracaju – Recife – Salvador – João Pessoa. Conheça mais sobre nossos tratamentos no Facebook – ProRitmo ou pelo telefone (82) 2123-6266.