×

Maceió

Santa Casa de Maceió homenageia seu fundador

Nova unidade com 11 leitos ganhou o nome do cônego João Barbosa Cordeiro

A agricultora M.J.C. deixou o corte de cana no município de Atalaia após ser diagnosticada com câncer de pulmão. Fumante desde os 7 anos e apresentando sinais de cansaço, perda de peso e dificuldade de se alimentar, a agricultora buscou tratamento na Santa Casa de Maceió e foi uma das primeiras pacientes internadas na mais nova unidade da instituição: a Unidade Cônego João Barbosa Cordeiro, especializada em cuidados paliativos para pacientes com câncer.

“Se saísse daqui acho que não viveria duas semanas. Aqui eu sei que posso viver um pouco mais”, disse a paciente, referindo-se ao atendimento recebido na Unidade Cônego João Barbosa Cordeiro. Uma de suas filhas complementou afirmando que o conforto, a tranqüilidade, a presença de apenas dois pacientes por enfermaria e a atenção prestada pelos profissionais da unidade fazem a diferença no tratamento contra a doença.

Na solenidade de benção das instalações, o provedor Humberto Gomes de Melo lembrou que a Santa Casa de Maceió tinha uma dívida histórica com seu fundador, o cônego João Barbosa Cordeiro, que há 162 anos iniciou um movimento para fundar o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, que mais tarde foi rebatizado como Santa Casa de Misericórdia de Maceió.

“Ao abrirmos esta unidade e ao atendermos com compaixão cada paciente que nos procura estamos honrando a memória do cônego João Barbosa Cordeiro”, disse Humberto Gomes de Melo em breves palavras antes da benção proferida pelo padre Cícero Lenisvaldo.
O próprio capelão da Santa Casa de Maceió lembrou que a compaixão é um dos sentimentos cristãos mais presentes na história da Igreja e deve orientar os passos dos profissionais que trabalham na nova unidade.

Estrutura e equipe especializada

A Unidade Cônego João Barbosa Cordeiro foi instalada no terceiro pavimento da Unidade Docente Assistencial Professor Rodrigo Ramalho, na Praia do Sobral, no Prado. São onze leitos, sendo dois por enfermaria e um reservado para o isolamento. Vinte e dois profissionais se revezam na assistência aos pacientes com câncer que precisem de cuidados paliativos.

Conforme explicou a oncologista Carolina Zau, além dos dois oncologistas e de um grupo de médicos plantonistas, a equipe é formada por enfermeira, fonoaudióloga, psicóloga, assistente social, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e 14 técnicos de enfermagem. No primeiro mês de funcionamento a unidade já recebeu 28 pacientes, dos quais dez retornaram para casa e 12 faleceram em virtude do estágio avançado da doença.

“Priorizamos o conforto, o carinho, o controle dos efeitos do tratamento e os sintomas da doença para que o paciente possa sentir-se bem enquanto estiver conosco”, disse a especialista.

História

Segundo o blog do alagoano Clerisvaldo Chagas, o cônego João Barbosa Cordeiro era o pároco de Maceió por ocasião da inauguração da Catedral Metropolitana. “Sacerdote dinâmico, fundou várias instituições de peso, entre elas a Santa Casa de Maceió.”, relata o site.