A Santa Casa de Maceió está a um passo de ser reconhecida como instituição de ensino e pesquisa pelo Ministério da Educação (MEC). Um dos últimos requisitos para ingressar no seleto grupo de 25 hospitais-escola do País está sendo cumprido agora em janeiro com o início da Residência Médica em Pediatria e Obstetrícia. As inscrições para o processo seletivo terminam no dia 21, conforme prevê o edital publicado no portal da Santa Casa na internet. Estão sendo oferecidas duas vagas para cada especialidade.
A seleção compreenderá duas etapas sucessivas, sendo uma prova objetiva e eliminatória no dia 25 de janeiro, às 8 horas, no Centro de Estudos, e a análise e argüição curricular no mesmo local no dia 28 de janeiro. Mais informações podem ser obtidas no edital do concurso publicado no endereço www.santacasademaceio.com.br ou pelo telefone (82) 2123-6037, em dias úteis, nos horários de 8 às 12 e de 14 às 17 horas.
Vocação histórica – “Os investimentos realizados na Residência Médica confirmam a vocação histórica da Santa Casa de Maceió como instituição de ensino e pesquisa”, disse o coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme), o anestesiologista Joaquim Sávio. Porém, segundo ele, o mais importante mesmo são os benefícios que tal iniciativa representa para os pacientes e para a sociedade. “Estamos formandos melhores profissionais, tanto tecnicamente, como humanisticamente”, completou.
Conforme frisou o Gerente de Ensino e Pesquisa, Mário Jucá, a Residência Médica é apenas uma parte dos investimentos que a instituição vem fazendo nos últimos anos para ser reconhecida como hospital-escola, como centro de excelência em pesquisa e como pólo de formação profissional. A começar pelo Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota, presidido pelo médico Duílio Marsiglia, que recentemente passou por reformas e centraliza as ações de educação continuada e de pesquisa da instituição.
Ele frisou, inclusive, que outras áreas do conhecimento, como Marketing e Engenharia Clínica, já têm a Santa Casa de Maceió como cenário para a prática multiprofissional e de pesquisa.
Iniciado em 2003 com a Residência Médica em Nefrologia, o programa de pós-graduação da Santa Casa conta hoje com especialidades como Cirurgia Geral, Clínica Médica, Otorrinolaringologia e Ortopedia, estas duas últimas não exigidas pelo MEC para a concessão do título de hospital-escola.