O impasse em relação aos serviços de esgotamento sanitário em Igreja Nova, município ribeirinho, está superado. O trabalho de responsabilidade da empresa Scave Construções foi retomado e deve ser concluído em setembro, obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) incluída entre as ações de revitalização da Bacia do Rio São Francisco fiscalizadas em território alagoano pela Companhia de Desenvolvimentos dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Há dez dias, a Scave Construções enviou ofício à prefeitura de Igreja Nova comunicando que iria paralisar a obra, suspensão que seria motivada por suposta falta de pagamento do projeto orçado em R$ 4 milhões. Na oportunidade, o portal Aqui Acontece manteve contato com o superintendente da Codevasf para Alagoas e Sergipe, Antônio Nélson de Azevedo, que informou ter reunião agendada em Brasília para tratar do assunto já solucionado.
De acordo com o engenheiro civil Jimy Carter de Lima Carvalho, coordenador do contrato assinado entre a Codevasf e a Scave Construções, a empresa apresentou a carta de crédito que faltava para completar a documentação exigida pelo governo federal. Com o fim do entrave burocrático, os serviços que não chegaram a ser suspensos, de acordo com Jimy Carter, devem ser entregues em 10 de setembro.
O engenheiro civil da Codevasf informou que o município de Igreja Nova receberá um sistema completo de saneamento básico. “São aproximadamente dez quilômetros de rede de saneamento, com cerca de 80% da obra já concluída, e ainda uma estação de tratamento de esgoto e uma estação elevatória”, especificou Jimy Carter.