O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) contabilizou, durante o Forró Caju entre os dias 18 e 24 de junho, quatro remoções. As remoções foram realizadas pela Unidade de Suporte Básico. Dos pacientes removidos, apenas um foi encaminhado para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).
“A festa também conta com uma Unidade de Suporte Avançado [USA], além de dois leitos de estabilização para pacientes com risco de morte. Nenhuma ocorrência foi registrada para uso desses recursos também disponibilizados pelo Samu, que tem garantido o pleno atendimento dos casos que demandam suporte básico e avançado”, assegurou a coordenadora técnico-assistencial do Serviço, a enfermeira Érika Junqueira.
Segundo Érika, além das ações de assistência, o Samu ainda enviou alguns materiais e equipamentos para o posto médico administrado pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), responsável pela montagem da estrutura física destinada a atendimentos e à cobertura dos leitos de estabilização enviados pelo serviço.
“Entre os materiais encaminhados, estão luvas, máscaras, kit parto, sonda nasogástrica e medicamentos, como xilocaína, dopamina e ranitidina. Os medicamentos e aparelhos utilizados nos dois leitos de estabilização também situados dentro do posto médico da PMA estão sendo viabilizados e administrados pelo Samu”, acrescentou a enfermeira.
Arraiá do Povo
O público que tem prestigiado a tradicional festa junina realizada na Orla de Atalaia, o Arraiá do Povo, também conta com o suporte oferecido pelo Samu 192 Sergipe. Entre os dias 17 e 24 de junho, nove ocorrências foram registradas no local, essas administradas por meio de USB que comporta um condutor e um técnico de enfermagem de plantão das 18h às 02h.
Entre os casos atendidos durante o Arraiá, o de paciente com suspeita de mal estar, de dor toráxica e palidez labial. “Temos um histórico de leves ocorrências registradas durante o Arraiá do Povo, festa caracterizada pela tranqüilidade, quando comparada aos demais festejos juninos realizados em Sergipe. Em função desse aspecto, garantimos o atendimento de urgência com a equipe designada”, ressaltou a coordenadora técnico-assistencial do Samu 192 Sergipe.
