×

Alagoas

SAMU recebeu 66% de trotes durante festejos juninos


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) recebeu no período do São João, nas duas Regionais, Maceió e Arapiraca, 10.166 ligações telefônicas. Do total, 6.687 foram de trotes, correspondendo a 66%. Os dados foram colhidos pelos Setores de Estatística e de Supervisão das duas regionais.

Em Maceió, o número de ligações chegou a 7.281, sendo 5.131 trotes, correspondendo a 70,47%. Em Arapiraca, foram 2.885 e, destas, 1.556 foram de trotes, ou seja, 54%.

Orientação médica – No período, nas duas regionais ocorreram 638 teleatendimentos, ou seja, os médicos reguladores deram orientação por telefone. As orientações para o familiar ou para o próprio acidentado, muitas vezes, são mais eficazes do que enviar uma ambulância para o local do acidente.

De acordo com a médica Dayse Maria Jurema da Rocha, um atendimento muito comum nas orientações é o caso de mães que ligam para saber o tipo e quantidade de medicamento para baixar a febre, o tipo de especialidade médica para um determinado problema do familiar e também o hospital mais adequado para levar a pessoa que está sofrendo em casa.

Prioridades – Os socorristas atendem, prioritariamente, as ocorrências de acidente de automóvel, moto ou bicicleta; as ocorrências de tiros, facadas e espancamento; casos de tentativa de suicídio; vítimas de problemas cardiorrespiratórios; casos de intoxicação; traumas e também queda da própria altura.

Também devem ligar para o SAMU os casos de queimaduras; para atendimento de pacientes que apresentam quadros graves de infecção; nos casos de mulheres em trabalho de parto; nas crises de hipertensão; em acidentes com produtos perigosos e também na transferência de pacientes de uma unidade hospitalar para outra quando requer um cuidado especial do paciente, principalmente se ele estiver em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).