×

Maceió

Samu realiza treinamento sobre Reanimação Cardiopulmonar

Socorristas do Samu durante capacitação sobre Reanimação Cardiopulmonar

Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram treinados, nesta terça-feira (18), sobre Reanimação Cardiopulmonar (RCP). O objetivo do curso, que aconteceu no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP), em Maceió, é prepará-los para atender pacientes que tenham sido acometidos por uma parada cardiorrespiratória.

A capacitação faz parte do programa de treinamento dos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas que atuam nos plantões. O exercício ocorre uma vez por mês, onde os socorristas participam de aulas teóricas e de práticas.

“O programa de treinamento em serviço foi idealizado para que nossos socorristas estejam sempre atualizados com todas as inovações técnicas na área de atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência”, destacou o coordenador do NEP, Carlos Adriano da Silva.

O curso foi ministrado pela enfermeira do Samu Maceió, Karla Vanessa Gonzaga, que destacou a importância do uso da técnica correta de RCP para salvar vidas e evitar danos permanentes no atendimento médico pré-hospitalar.

“Quanto maior o tempo sem circulação, menor a possibilidade de recuperação cerebral, já que a célula nervosa só resiste até cinco minutos sem oxigênio”, explicou.

O RCP é a definição dada às manobras realizadas na tentativa de reanimar uma pessoa vítima de parada cardíaca e/ou respiratória, causada também por obstrução mecânica – quando o objeto obstrui a passagem do ar. As técnicas para RCP são atualizadas de acordo com novas pesquisas, obedecendo a protocolos internacionais de atendimento.

“As novas diretrizes estão em vigor desde o dia 18 de outubro de 2010. Ela é utilizada pelos profissionais do Samu em suas ocorrências”, explicou a enfermeira Karla Vanessa Gonzaga. As manobras aprendidas no treinamento envolvem técnicas de respiração artificial, massagem cardíaca, uso de desfibrilador e medicações específicas.