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Alagoas

Samu realiza capacitação para médicos reguladores

A regulação é o atendimento aos chamados telefônicos 24 horas, feito através do número 192.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em parceria com a coordenação geral de urgência do Ministério da Saúde (MS), inicia no próximo sábado (1º de maio) uma capacitação em regulação médica destinada aos profissionais da rede Samu.

De acordo com diretor de Atenção Pré-hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Iracildo Camelo, o programa de capacitação será desenvolvido por meio de ensino à distância.

“Os profissionais terão apoio dos tutores remotos e o curso será realizado via internet em casa ou onde o profissional achar conveniente”, informou, destacando que o programa de capacitação segue o que determina a Portaria 2048/GM, que estabelece os princípios e diretrizes dos sistemas estaduais de urgência e emergência.

“Essa é uma oportunidade para os profissionais atualizarem os conhecimentos. O curso é fundamental para que os médicos estejam atentos ao que está acontecendo com a regulação das urgências e emergências em todo o País”, destacou o gerente-geral da Central do Samu em Maceió, José Kleber Santana.

Dentre os assuntos que serão abordados estão a contextualização histórica e o status atual das urgências; regulação; política nacional de atenção às urgências e portarias; etapas e bases éticas da regulação; múltiplas vítimas; humanização; recursos humanos; infraestrutura e transporte inter-hospitalar.

O coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu, Carlos dos Santos, disse que os participantes realizarão as atividades de forma individual, diretamente no ambiente virtual e todo o conteúdo será monitorado à distância. “O profissional terá quatro semanas para desenvolver os módulos do curso. Só haverá certificação, se todas as etapas forem concluídas”, lembrou.

Serviço 192 – A regulação é o atendimento aos chamados telefônicos 24 horas, feito através do número 192 e que há a presença constante de um médico regulador. Ele é o responsável pelo atendimento que pode ser via telefone ou através do envio de ambulância para o local do acidente.

É o médico regulador quem analisa e dá a melhor resposta possível, garantindo o acesso do paciente a unidade de saúde (prontoatendimento, pronto-socorro, hospital geral ou especializado) conforme for sua necessidade.

O médico regulador dialoga para obter o maior número de informações possíveis de quem fez a ligação pedindo ajuda; decide qual a melhor providência a ser tomada; coordena todo o atendimento; solicita apoio do Corpo de Bombeiros para os casos que necessitem de resgate; solicita apoio/auxilio da Policia Militar/ Policia Civil em intercorrências em que é necessário isolar a área de ocorrência para evitar novas vítimas e proteger a equipe e/ou paciente