Curso teve duração de oito horas - Foto: Assessoria
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas realizou o Treinamento de Pilotagem Segura, para 19 profissionais do Serviço de Motolância, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, que vão dirigir a nova motocicleta Lander 250 cilindradas. Com foco na eficiência e segurança no atendimento à população, o curso teve duração de oito horas.
Durante a capacitação, os participantes aprimoraram habilidades como equilíbrio, frenagem de emergência e pilotagem off-road, enfrentando terrenos acidentados e trilhas. O instrutor e enfermeiro João Henrique Alvoravel Cavalcante ressaltou o impacto positivo que o treinamento trará aos profissionais do Samu Alagoas.
%20(1).jpg)
“Foi um momento bastante proveitoso, pois trabalhamos situações semelhantes às enfrentadas diariamente nas ruas. Com isso, os profissionais que atuam no Serviço de Motolância do Samu Alagoas concluíram o curso e estão aptos a realizarem uma pilotagem segura e eficaz,” explicou.
BENEFICIADA
Para Monallyza Ferreira de Lacerda, enfermeira do Serviço de Motolância do Samu Alagoas há um mês, a experiência foi enriquecedora. “Este curso foi fundamental para nos adaptar à nova motocicleta e para nos preparar diante de diferentes situações e terrenos. A capacitação contribui para reduzir ainda mais o tempo-resposta nas ocorrências, especialmente em locais de difícil acesso,” disse.
%20(3).jpg)
A coordenadora do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, destacou a relevância do treinamento. “Garantir que nossos profissionais conheçam e dominem a pilotagem das novas motocicletas é essencial para manter um atendimento seguro, eficaz e eficiente. Essas capacitações fortalecem a qualidade do serviço e asseguram que chegaremos rapidamente a quem precisa, mesmo em locais de difícil acesso,” enfatizou.
EXCELÊNCIA
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, elogiou a iniciativa e reforçou a importância do treinamento. “O Serviço de Motolância é um diferencial no atendimento às urgências e emergências. Esses treinamentos garantem que os profissionais cheguem rapidamente às ocorrências, estabilizem o paciente e ofereçam um serviço ágil e eficiente, reforçando nosso compromisso com a saúde da população,” pontuou.
A coordenadora de enfermagem do Samu, enfermeira Juliana Tenório, enfatizou que o treinamento das equipes de motolância teve como principal objetivo melhorar a pilotagem. “A capacitação representa um ganho tanto para à população, que receberá os atendimentos de forma mais ágil, quanto para as equipes, que farão a condução das motolâncias de forma ainda mais segura”, salientou.
Agência Alagoas
