Dando continuidade às capacitações realizadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), neste sábado (28), das 8h às 18h, um workshop será promovido para médicos reguladores e intervencionistas, com objetivo de fomentar a construção coletiva de processos de trabalho.
O workshop acontecerá no auditório do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e será transmitido em tempo real para toda a categoria, via celular ou computador. Os conteúdos serão ministrados pela superintendente do Samu, Conceição Mendonça, e pelo assessor da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Márcio Barreto.
De acordo com Conceição Mendonça, as explanações serão feitas por meio de uma metodologia ativa de aprendizagem, denominada Team Based Learning (TBL), utilizada desde o início da década de 90, com ênfase no trabalho coletivo.
“Trata-se de um modo interativo de construção de estratégias, em que a opinião de todos os profissionais será válida para um estudo de caso que culminará na construção de um processo de trabalho mais resolutivo, nesse caso, a nível de assistência pré-hospitalar móvel de urgência, nas esferas da regulação e da intervenção médica”, explicou Conceição.
Através do TDL, será montado um cenário que abrangerá informações diversas sobre a realidade do serviço. “Com um diagnóstico preciso, construído através do princípio da coletividade, aprimoraremos o desempenho dos médicos reguladores e intervencionistas, oferecendo à população sergipana uma assistência eficaz e precisa através do ramal 192”, concluiu a superintendente do Samu 192 Sergipe.
