×

Maceió

Samu participa nesta sexta de simulado sobre acidente no Dique Estrada

Samu orienta sobre prevenção de acidentes com botijão de gás

Com o objetivo de amenizar as possíveis sequelas de um suposto vazamento de cloro da Indústria Braskem, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) participará de um simulado de acidente, nesta sexta-feira (8), a partir das 9 horas. A ação vai ocorrer em frente à Escola Estadual Maria Rita de Almeida, no Dique Estrada, próxima ao bairro Trapiche, em Maceió.

A simulação faz parte do Plano Global de Atendimento a Situações de Emergência (PGASE/APELL) e terá a participação direta de cerca 15 profissionais, através de duas ambulâncias, sendo uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA), além de duas motolâncias e de pessoal da regulação médica, que atua na base do Samu Maceió. Participarão do simulado, médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, motossocorristas e condutores socorristas.

De acordo com o gerente do Samu Maceió, Lucas Casado, o exercício do simulado tem como objetivo conscientizar a população e prepará-la para um eventual acidente, colaborando com as demais entidades pelo controle da situação e atendimento das possíveis vítimas. “É fundamental que essa discussão seja realizada, visando definir os papéis de cada entidade, amenizando as sequelas das possíveis vítimas de um acidente”, destacou.

Além do Samu, o simulado irá contar com técnicos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Defesa Civil, além da comunidade que reside no local. Ao todo serão cerca de 200 profissionais que estarão envolvidos em todo o processo de simulação.

De acordo com o médico do Samu, Paulo Alfredo Barros Soutinho, que faz parte da equipe do simulado, a atividade é fundamental para que se minimizem as consequências das intoxicações, caso ocorra realmente um vazamento de gás. Paulo Alfredo destacou que um acidente desta proporção pode afetar cerca de 2,5 mil pessoas da região próxima à Braskem.

Interdição – Para que o simulado seja realizado, será interditada, por um período de 60 minutos, uma parte da rua principal do Dique Estrada, onde fica localizada a Escola Estadual Maria Rita de Almeida. A frente da escola servirá como Ponto de Atendimento das possíveis vítimas, por meio dos profissionais do Samu. As supostas vítimas serão encaminhadas para o Hospital Geral do Estado (HGE).

O simulado terá a participação também de representantes da comunidade, da Associação dos Moradores do Trapiche, das escolas e de moradores dos bairros circunvizinhos. Cerca de 2,5 mil pessoas estarão envolvidas indiretamente no processo de simulação do acidente.