Representantes de diversos órgãos que irão atuar na realização do Forró Caju 2014, entre eles, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), compareceram nesta terça-feira, 6, à sala de reuniões do Centro Administrativo Aloísio Campos, sede da Prefeitura de Aracaju. O objetivo da reunião foi recapitular as ações desenvolvidas na edição anterior do festejo junino, que é realizado na Praça de Eventos situada entre os mercados municipais da capital sergipana.
No que diz respeito à participação do Samu 192 Sergipe no Forró Caju 2014, o secretário Especial de Cultura e presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Manoel Viana, destacou que o Serviço oferecerá atendimento pré-hospitalar através de leitos montados no local.
“Contaremos com Unidade de Suporte Básico [USB] e de Suporte Avançado [USA] para realizar remoções dos pacientes às unidades de saúde, quando necessárias. Ao atentarmos para os relatos obtidos nos veículos de comunicação sobre o trabalho do Samu em eventos de grande porte, sabemos da necessidade desses profissionais no festejo”, afirmou o secretário.
Conduzindo as discussões, Manoel Viana afirmou que tem sido proveitoso o diálogo mantido entre os participantes. “Queremos aprimorar as atividades. Como poucas debilidades foram encontradas, tratamos dos novos encaminhamentos e decisões, a exemplo da atuação da Polícia Militar e da estrutura utilizada e disponibilizada pelo Samu 192 Sergipe”, ressaltou.
Samu
Como em outras edições da festa, a depender da complexidade dos casos, os pacientes atendidos no Forró Caju serão encaminhados para os hospitais municipais da Zona Norte ou da Zona Sul. Já os casos mais graves, para o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). Equipes de saúde serão mantidas a cada noite, além de profissionais da área administrativa que cuidarão das estatísticas obtidas em cada plantão e do abastecimento de insumos e outros materiais.
“Manteremos o mesmo sistema de trabalho, com a mesma organização, a fim de garantir aos forrozeiros um atendimento pré-hospitalar preciso e eficiente. Uma nova reunião ainda será realizada com técnicos da Prefeitura de Aracaju para que outras definições sejam alinhadas”, assegurou a coordenadora técnico-assistencial do Samu, Érika Junqueira, que compareceu à reunião juntamente com o gerente da Central de Regulação do Samu, Leonardo Coelho.
Forró Caju
O Forró Caju 2014 contará com uma programação com, aproximadamente, 190 atrações entre locais e de renome nacional. O evento é promovido pela Prefeitura de Aracaju com a Secretaria Especial de Cultura (SEC) e todos os anos atrai cerca de um milhão de pessoas.
