
Projeto orienta crianças sobre a importância do trabalho do Samu para salvar vidas
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) promoveu na quinta-feira (8), palestra sobre a importância do trabalho desenvolvido pelo Samu para salvar vidas.
A iniciativa foi destinada aos alunos, pais e professores do Colégio São Rafhael e faz parte do Projeto “Samu nas Escolas”, que busca conscientizar jovens estudantes sobre o perigo do trote.
“Aprendi muita coisa na palestra. O mais importante foi que não podemos ligar para o Samu para fazer trote porque alguém pode estar precisando de verdade da ambulância”, disse a estudante, Maria Helena.
Para a diretora da escola, Maria Valéria Rocha, as orientações apresentadas pelos integrantes do Samu sobre os primeiros socorros são fundamentais não só para os alunos, como também para os funcionários do colégio.
Segundo o gerente geral do Samu, João Medeiros, o Projeto “Samu nas Escolas” se baseia nas orientações do Ministério da Saúde no sentido de desenvolver um processo educativo com a população, considerando a escola como um local privilegiado de formação e informação. Essa ação objetiva também minimizar os prejuízos decorrentes das chamadas desnecessárias e indevidas.
“Com as palestras estamos chamando a população para a co-responsabilidade dos serviços prestados à comunidade. Além disso, iremos mostrar, através de informações lúdicas, a importância do Samu para a comunidade e o que os trotes podem causar”, comentou a assistente social do Samu, Ana Lúcia Soares.
Trotes – O Samu recebe cerca de 60 mil ligações telefônicas por mês, uma média de duas mil por dia. Desse total, cerca de 80% são de trotes e ligações indevidas. O serviço funciona 24 horas com equipes de médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, condutores socorristas e auxiliares de regulação médica.
“Nosso maior patrimônio é a vida, por isso faço um apelo à população para que só telefone para o Samu quando estritamente necessário, caso contrário, perdemos vidas por falta de atendimento adequado e rápido”, destacou Medeiros.