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Alagoas

Samu garante que enviou equipe para atender vítima de afogamento

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) da Regional de Arapiraca garante que, cerca de 6 (seis) minutos após tem sido chamado, enviou uma unidade para socorrer o menor de 11 anos, J.E.S, que caiu na cisterna.Segundo a gerência do Samu, para o atendimento da vítima foi encaminhada uma equipe do Samu, especificamente, uma Unidade de Suporte Avançado (USA – UTI móvel), composta por um médico, um enfermeiro, um condutor socorrista e um técnico de enfermagem, que esteve no local.

“Em nenhum momento, a equipe do Samu deixou de fazer o atendimento como expressa a matéria intitulada: “Garoto de 11 anos cai em cisterna e morre na UE do Agreste após SAMU não prestar socorro”. A verdadeira versão do fato é que estivemos, sim, no local, fizemos uma busca e não encontramos o garoto”, explicou o médico da equipe de Samu, que esteve no local do acidente, Geraldo Tenório.

O médico da Samu informou também que a equipe ligou para o Corpo de Bombeiros e confirmou que não tinha feito nenhum resgate de afogamento. “Mas, vale lembrar que chegamos seis minutos após o primeiro telefonema, ligaram 9h30min e estivemos no local 9h36min”, afirmou o médico.

“Confio plenamente na equipe que esteve no local do acidente para fazer o atendimento, e diante das informações incorretas que foram publicadas iremos tomar todas as medidas possíveis para esclarecer os fatos e, se for necessário, iremos entrar com processos judiciais para responsabilizar as pessoas que estão mentindo sobre o fato, esclareceu o gerente geral do Samu , Cristiano Marinho Vital.

Em outubro deste ano, o Samu de Arapiraca atendeu 21.936 ligações telefônicas e destas, 66,60% foram trotes e mais 24,51% de ligações indevidas, ou seja, pessoas que telefonam querendo saber o telefone de hospitais, por exemplo. Juntando os dois percentuais o índice passa para 91,11%, ou seja, é um número muito alto de ligações que atrapalham todo o trabalho das equipes dos profissionais. “A população também precisa cooperar. Estamos à disposição da população para realizarmos o nosso trabalho com a colaboração da população”, comentou o gerente geral.