×

Alagoas

Samu de Arapiraca já realizou mais de 30 mil atendimentos

Unidades de prontidão para atender os chamados

A Central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) do município de Arapiraca, a 120 km de Maceió, completa 4 anos de existência nesta sexta-feira (24). Neste período, a Central atendeu 30.656 pessoas incluindo as orientações realizadas por telefone, além dos atendimentos através das ambulâncias.

“Não resta nenhuma dúvida, estamos no caminho certo, ou seja, temos certeza que nesse universo de atendimentos foram salvas muitas vidas, o que é objetivo de todos os ‘samuzeiros’ que não medem esforços para que a população tenha um atendimento ágil e eficaz”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Herbert Motta.

Alagoas é o primeiro Estado do país a ser assistido pelo serviço do Samu, cobrindo toda a área geográfica, ou seja, o Estado já implantou as bases regionalizadas e está implantando as bases descentralizadas. Segundo o secretário, a intenção do governo de Alagoas é que a cada 30 km tenha uma base do Samu.

As bases regionalizadas de competência da Central de Arapiraca são: Penedo, Pão de Açúcar, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia; já as bases descentralizadas estão localizadas nos municípios de Ouro Branco, Maribondo, Porto Real do Colégio, Campo Alegre e Cacimbinhas. O Samu de Arapiraca conta 157 servidores e cinco viaturas, duas ambulâncias do tipo Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (UTI – Móvel).

Samu Arapiraca – Para comemorar os 4 anos de existência do Samu Arapiraca será realizada uma programação com diversas atividades. Na parte da manhã, estão programas duas palestras: uma sobre Humanização do Atendimento de saúde nas urgências e uma sobre acidente relativo à saúde ocupacional. No período da tarde, será realizado um simulado de atendimento de uma vítima de acidente de carro, além de entrega de panfletos que orienta à população quando um amigo, parente ou uma pessoa que sofra um acidente.