×

Alagoas

Samu do Estado de Alagoas passa a contar com uma mulher no serviço de motolância

Em um marco histórico para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas, o Serviço de Motolância, que é essencial para as intervenções rápidas em situações de urgência e emergência, expandiu o quadro de motossocorristas e, agora, conta com a primeira mulher a pilotar uma motolância. A técnica de enfermagem Karol Soares, está atuando na Central Maceió desde o último domingo (7), após passar por um treinamento voltado especificamente para atuar na assistência pré-hospitalar móvel de urgência, conforme prevê o Ministério da Saúde (MS).

O Serviço de Motolância do Samu é fundamental para atender ocorrências de traumatismo cranioencefálico (TCE), casos clínicos graves e colisões entre veículos. Com as motos, os socorristas conseguem acessar rapidamente locais congestionados ou de difícil acesso, oferecendo os primeiros cuidados essenciais antes da chegada das ambulâncias.

 As equipes de motolâncias são fundamentais, principalmente, nas ocorrências de acidentes envolvendo colisões entre automóveis e motos. Isso porque, devido à rapidez com a qual chegam ao local das ocorrências, eles iniciam o processo de estabilização do quadro clínico dos feridos, onde a rapidez no atendimento pode ser decisiva para a sobrevivência e recuperação dos pacientes.

Segundo a coordenadora geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, a presença feminina na equipe do Serviço de Motolância reforça a importância da diversidade e inclusão na área da saúde, trazendo novas perspectivas e habilidades para o serviço. “As motolâncias são decisivas para garantir um atendimento rápido e eficaz, sendo as primeiras a chegar em locais de difícil acesso e iniciar a estabilização do paciente. Com o ingresso de Karol Soares, reforçamos a equipe e demonstramos a força da mulher em todas as áreas de atuação da saúde”, destacou.

Por Agência Alagoas