×

Alagoas

Samu completa sete anos em Alagoas

Profissionais do Samu têm salvado vidas em todo o Estado

O serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) completa sete anos de existência nesta terça-feira (14). Para comemorar a data, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a gerência-geral do Samu Maceió realizam, na próxima sexta-feira (17), uma programação especial para os servidores. O evento acontecerá a partir das 15h, na sede do Samu Maceió.

Na programação está previsto um café da manhã para os servidores; sorteio de brindes, além de música ao vivo. Também haverá uma palestra sobre as “Perspectivas do Samu no cenário alagoano e Brasileiro”, com o gerente-geral do Samu de Maceió, José Kleber Santana.

Olimpíada – Ainda dentro da comemoração dos sete anos do Samu, será realizada na quinta-feira (16) a I Olimpíada do Samu Maceió, cujo objetivo é integrar os profissionais e também avaliar a capacidade técnica e física no dia a dia do atendimento.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Maceió, médico Carlos Adriano, um dos responsáveis pela Olimpíada, nesta primeira versão do evento haverá a participação dos profissionais da Central do Samu de Maceió, que congrega seis Bases Regionalizadas que fazem parte os municípios de Viçosa, União dos Palmares, São Miguel dos Campos, Porto Calvo, Coruripe e Joaquim Gomes; além das Bases Descentralizadas, ou seja, os municípios de São Luiz do Quitunde, Maragogi, Murici, Marechal Deodoro e Teotônio Vilela.

“Iremos realizar a olimpíada com o objetivo principal de avaliar a capacidade técnica dos profissionais e contemplar os melhores com premiações”, destacou o coordenador estadual de Urgência e Emergência da Sesau, Iracildo Camelo, salientando que é necessário que haja uma avaliação periódica dos trabalhos realizados pelos profissionais para que o atendimento seja realizado com eficiência.

Descentralização – O ano de 2010 foi marcado pela expansão do atendimento do Samu, que até 2008 contava apenas com duas centrais, em Maceió e Arapiraca, e hoje conta com 25 bases no Estado. O projeto encabeçado pelo governador Teotonio Vilela Filho e pelo secretário de Estado da Saúde, Herbert Motta, é de colocar uma base do Samu a cada 30 quilômetros, com a meta de garantir atendimento aos alagoanos em todo o território de Alagoas.

“Muitos disseram que não conseguiríamos atingir nossa meta, mas provamos que com trabalho e dedicação conseguimos transformar este projeto em realidade”, afirma Herbert Motta.

Durante estes sete anos de existência, o Samu realizou 286.695 atendimentos, incluindo, neste total, as orientações por telefone, ou seja, uma média de 41 mil por ano. “O nível de resposta à urgência e emergência tem se mostrado eficiente quando o atendimento é realizado por uma equipe especializada e de qualidade como é a do Samu, daí a importância da qualificação do pessoal e a interiorização dos serviços de urgência e emergência, através das Bases Regionalizadas e Descentralizadas”, complementou o secretário.

O Samu de Alagoas está presente em 25 municípios alagoanos. As centrais ficam em Maceió e Arapiraca e as descentralizadas nos municípios de Ouro Branco, Maribondo, Porto Real do Colégio, Campo Alegre, Cacimbinhas, Girau do Ponciano, São Luiz do Quitunde, Maragogi, Murici, Marechal Deodoro, Teotônio Vilela, Viçosa, União dos Palmares, São Miguel dos Campos, Porto Calvo, Coruripe, Joaquim Gomes, Pão de Açúcar, Palmeira dos Índios, Penedo, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia e Mata Grande.

Samu Neonatal – Um dos objetivos do governo de Alagoas é reduzir o índice de mortalidade infantil. Por conta disso, uma equipe multiprofissional da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) resolveu criar mais um mecanismo que tem reduzido o índice: o Serviço Neonatal do Samu.

O transporte especializado de recém nascidos e de prematuros ou com patologias congênitas é feito através de médicos neonatologistas em uma viatura especializada classificada de Unidade de Suporte Avançado (USA) neonatal, equipada com tecnologia específica para o tratamento dos bebês, isto é, uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI Neonatal). De acordo com dados do Setor de Estatística, em 2009 foram transportadas 518 crianças e de janeiro até outubro deste ano, 753 transportes já foram realizados.

Aeromédico e USA – O Serviço Neonatal do Samu alagoano dispõe do serviço Aeromédico (UTI Aérea), além de uma Unidade de Suporte Avançado (USA) exclusiva para o transporte dos recém-nascidos e das gestantes que têm risco de morte. As duas viaturas ficam à disposição da população para qualquer atendimento nos 102 municípios alagoanos.

Regulação do Serviço 192 – O serviço do Samu é regulado através de duas Centrais telefônicas: uma localizada em Maceió e a outra em Arapiraca. A população telefona para o 192 e uma equipe de médicos, enfermeiros e técnicos auxiliares de regulação médica analisam a gravidade do paciente e orientam a equipe da ambulância para levar o paciente a um hospital mais adequado. Se a gravidade for menor, ele é atendido no local do acidente ou na própria ambulância.

Os profissionais do Samu atendem a vários tipos de urgências e emergências, dentre eles os traumas (acidente de automóvel, moto, tiro, facada, etc.), clínica, casos pediátricos, cirúrgicos, gineco-obstétrico e pacientes psiquiátricos em qualquer lugar em que se encontrem estes pacientes.