Skip to content

Samu capacita 600 pessoas em reanimação cardiopulmonar durante evento

  • Home
  • Alagoas
  • Samu capacita 600 pessoas em reanimação cardiopulmonar durante evento

Blog

Samu capacita 600 pessoas em reanimação cardiopulmonar durante evento

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) capacitou 600 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, sobre reanimação cardiopulmonar, através da quarta edição do Projeto Dia da Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP-Day). O evento ocorreu no Parque Shopping Maceió, no bairro Cruz das Almas, e contou com 22 profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

De janeiro a abril deste ano, o Samu realizou 796 atendimentos relativos a agravos cardiorrespiratórios, a exemplo de falta de ar, cardiopatia, síndrome coronariana aguda, dor torácica, parada cardiorrespiratória, Insuficiência cardíaca, arritmia e infarto agudo do miocárdio.

O principal objetivo do RCP DAY foi repassar informações básicas e treinar a população em reanimação cardiopulmonar, e com isso ajudar os profissionais do Samu a salvar mais vidas, que é nosso maior desafio diário, destacou a coordenadora geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, satisfeita com o resultado do evento.

“Qualquer pessoa que tenha um conhecimento básico, pode realizar as manobras e, com isso, ajudar a salvar uma criança, um adolescente ou um adulto. O evento serviu exatamente para isso. Numa parada cardiorrespiratória o tempo é muito valioso e a pessoa que está sofrendo precisa ser atendida rapidamente. Por isso a importância do evento”, destacou a coordenadora da Central Maceió do Samu Alagoas, Beatriz Santana.

No estande do Samu estavam disponibilizados 10 manequins que foram utilizados para realização das manobras e, junto com eles, um celular conectado via bluetooth, com um aplicativo que media o desempenho da pessoa sobre as compressões. Os participantes tiveram a oportunidade de avaliar as manobras, ou seja, se estavam corretas ou precisavam ajustar.

Beneficiados

Quem aprovou a ação foi Victor Lins Calheiros de Almeida, de 10 anos. “Gostei dos ensinamentos repassados para salvar bebês engasgados e também fiquei sabendo como atuar quando um adulto estiver com falta de ar”, salientou.

Andrea Lins, mãe de Victor, também se submeteu ao treinamento e ressaltou que as informações foram úteis, porque ela convive com dois idosos dentro de casa, ambos com 83 anos. “Se um deles apresentar algum dos sintomas, já sei como proceder corretamente”, frisou.

Além de aprenderem sobre a RCP, os participantes puderam também tirar dúvidas sobre os primeiros socorros, como engasgos e crises convulsivas. “Foram 22 profissionais que estiveram participando do treinamento para a população. Foi um dia produtivo, porque conseguimos conscientizar a população sobre a importância da reanimação cardiopulmonar”, destacou o coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Maceió, médico Luiz Antonio Mansur Branco.

A coordenadora do Projeto Salva Mais, enfermeira Elaine Monteiro, também prestigiou o evento e destacou o empenho que os profissionais do Samu têm feito para salvar vidas. “É esse nosso objetivo, como sempre orienta o governador Paulo Dantas, um dos idealizadores do Salva Mais”, frisou.

Dentre as ações estruturais do Salva Mais, está a integração do Samu com o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), numa única Central, que funciona no Shopping Cidade e que foi concretizada recentemente.

Por Agência Alagoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também