Skip to content

Samu seleciona acadêmicos para participar do Projeto Samu nas Escolas deste ano

  • Home
  • Alagoas
  • Samu seleciona acadêmicos para participar do Projeto Samu nas Escolas deste ano

Blog

Samu seleciona acadêmicos para participar do Projeto Samu nas Escolas deste ano

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) iniciou os preparativos práticos para realizar a seleção de acadêmicos de medicina, enfermagem e serviço social para fazerem parte do Projeto Samu nas Escolas (PSE) deste ano. A etapa prática de seleção foi realizada no último sábado (9), com apresentação de um tema (sorteado na hora) para uma banca examinadora, composta por profissionais do Samu e de acadêmicos que já fazem parte do projeto.

Serão selecionados 35 acadêmicos, dos cem participantes. A seleção dos acadêmicos ocorreu no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central Maceió do Samu, situada no bairro Farol, em Maceió. “O Samu nas Escolas é um projeto cidadão, que tem contribuído, efetivamente, para reduzir o índice de trotes, além de ser um instrumento multiplicador das informações, sobre os primeiros socorros”, destacou a coordenadora geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o Projeto Samu nas Escolas é extremamente relevante. “Sua importância consiste em alertar contra os trotes, explicar a sua finalidade, além de ensinar noções de primeiros socorros para os nossos pequenos”, enfatizou.

A próxima etapa está prevista para a sexta-feira (15), em que os acadêmicos, já selecionados, irão produzir material didático (de forma lúdica, utilizando dinâmicas, dramatizações e jogos – linguagem acessível às crianças e adolescentes) para as palestras/aulas que serão dadas aos alunos do ensino fundamental e médio, durante todo o ano, nas escolas que serão contempladas com o PSE. Qualquer escola pública ou privada pode ser contemplada.

Para que a escola possa ser contemplada com o Projeto Samu nas Escolas é necessário entrar em contato pelo e-mail ssosamumaceio@gmail.com, com as assistentes sociais Maria Liege Batista Araújo e Maria Goretti Bastos, enviando um ofício solicitando a participação. O Serviço Social irá agendar o dia e hora de cada unidade escolar, seja pública ou privada. No ofício é preciso colocar a idade dos alunos, o nome completo da escola e se é de ensino fundamental ou médio.

Para o acadêmico de medicina, Carlos Manoel Tenório da Costa, 23 anos, do 3º período, da Unima/Afya – Centro Universitário de Maceió, que participou da seleção no último sábado, “a perspectiva de participar do Projeto Samu nas Escolas é muito grande. Tenho conhecimento de que o projeto é muito importante para a população, principalmente para crianças e adolescentes na redução dos trotes e por isso tenho a vontade de contribuir, ainda mais, prestando um excelente serviço à população”, destacou o acadêmico.

Dentro do calendário da seleção dos acadêmicos, está prevista uma capacitação aos acadêmicos selecionados sobre atendimentos de urgência e emergência, estrutura administrativa do Samu e também sobre primeiros socorros. A capacitação será no próximo dia 16 no auditório do Nep, em Maceió. O início das ações, nas escolas, está previsto para o dia 22 de março.

O programa

O Projeto Samu nas Escolas (PSE) é um Projeto de Extensão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), junto com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), criado em 2014 e tem o objetivo principal de reduzir os trotes. Hoje, além de assuntos sobre os malefícios que os trotes provocam, no conteúdo está previsto também noções básicas de primeiros socorros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também