Agilidade do Samu reduz tempo-resposta para salvar infartados
Foram apenas 26 minutos do momento em que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado pelos profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Benedito Bentes até a transferência da agricultora Vera Lúcia da Silva para o Serviço de Hemodinâmica do Hospital Geral do Estado (HGE). Na UPA, os médicos diagnosticaram que ela estava sofrendo um infarto.
O caso aconteceu no dia 26 de outubro deste ano, quando Vera Lúcia da Silva, de apenas 55 anos, estava nos preparativos da missa de 7º dia da mãe, vítima de leucemia. A agilidade no diagnóstico e atendimento da agricultora Vera Lúcia é resultado do Programa America Telemedicina Infarct Network (LATIN), que ampliou o acesso dos usuários da rede pública de saúde em Alagoas a exames e tratamentos cardiovasculares.
A agricultora lembra que começou a sentir um incômodo no peito logo após a morte da mãe, mas, no dia da missa, por volta das 2h da manhã, acordou com fortes dores. Ela recorda que o irmão queria levá-la imediatamente para a UPA, mas ela preferiu fazer um chá e esperar melhorar em casa.
“Quando tomei o chá, vomitei logo em seguida, mas quando deu umas 6h30 da manhã não aguentei mais, porque as dores aumentaram, passando para as costas e para o meu braço direito. Nessa hora, meu irmão me levou para a UPA do Benedito Bentes. Chegando lá, os médicos me avaliaram, fizeram alguns exames e disseram que eu estava enfartando”, lembrou.
Após ser submetida a um eletrocardiograma na UPA e diagnosticada com Infarto Agudo do Miocárdio, os médicos do local acionaram o Samu e Vera Lúcia foi transferida para o HGE. No Setor de Hemodinâmica da unidade hospitalar, a paciente foi submetida a um cateterismo e a uma angioplastia primária, para colocação de um stent.
