×

Alagoas

Samu Alagoas promove palestra sobre ética no ambiente de trabalho

Com o tema ‘Ética e Relações Interpessoais no Ambiente do Trabalho’, profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) participaram de uma palestra, além de dinâmicas de grupo com reflexões sobre autoconhecimento e exaltação ao respeito, justiça, lealdade, trabalho em equipe e honestidade no ambiente de trabalho. O evento ocorreu no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central Maceió do Samu, no Farol.

O psicólogo Carlos Eduardo de Couto iniciou sua apresentação com uma reflexão baseada na Oração da Serenidade, pela qual se suplica ao divino a serenidade para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para modificar aquelas que podem ser mudadas e sabedoria para reconhecer a diferença entre uma e outra.

De acordo com o profissional, em todo ambiente de trabalho há uma diversidade de pessoas com muitas ideias em comum e também divergentes, como pensamentos, pontos de vista sobre política, sexualidade e religião. “É preciso que os profissionais tenham uma postura ética e respeitem as opiniões dos outros”, destacou Carlos Eduardo de Couto.

Há também os códigos de ética profissionais, ainda conforme o psicólogo, e eles precisam ser respeitados. “Para um ambiente harmônico, é também relevante que enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e outras profissões respeitem os códigos de ética que regem suas profissões”, salientou o psicólogo.

A palestra foi ministrada pelo psicólogo Carlos Eduardo de Couto, que iniciou a palestra com uma reflexão sobre a serenidade
Cuidado

Carlos Eduardo de Couto afirmou que, no ambiente de trabalho, o profissional deve tratar todos de igual forma, agir com bom senso e responsabilidade, além de ter consciência do papel que realiza dentro da instituição. “É preciso ter muito cuidado no que se ouve e no que se fala para os outros colegas”, enfatizou o psicólogo.

Segundo a coordenadora da Central Maceió do Samu Alagoas, enfermeira Beatriz Santana, a palavra respeito deve prevalecer em todo lugar, seja na família, entre colegas e amigos e, principalmente, no ambiente de trabalho. “A palavra colaboração também deve ser colocada em prática no dia a dia, porque o trabalho que se realiza nas urgências e emergências ou no ambiente hospitalar requer união de toda a equipe para que seja realizado um trabalho de qualidade às pessoas que precisam de assistência”, frisou a gestora.

Para a servidora do Samu, Marta Valéria Alcântara de Mendonça Melo, a palestra foi muito importante, porque fez os servidores refletirem sobre as atitudes e comportamentos no cotidiano do ambiente de trabalho. “Tratar todos os colegas com igualdade e atuar com espírito de equipe é muito importante para que possamos fazer um bom trabalho”, pontuou.

De acordo com a coordenadora de Gestão de Pessoas do Samu, Karine Cynthia dos Santos, promover a cultura da ética e da responsabilidade no ambiente do trabalho é fundamental para que os servidores possam viver em harmonia. Processo que é muito importante para todos, seja para os próprios servidores, como também para a instituição.

“É no ambiente do trabalho onde as pessoas passam a maior parte do tempo. Por isso, ele deve ser um lugar harmônico, mas nem sempre é assim. O colega, muitas vezes, fere o outro, mas esse comportamento pode ser mudado se houver respeito, empatia, honestidade, integridade e espírito de coletividade, ou seja, embora o outro possa ferir, ele também pode curar o colega com palavras que possam confortá-lo quando não estiver se sentindo bem”, destacou Karine Cynthia dos Santos.