Sistema está mais apto a organizar chamadas telefônicas feitas pelo 192
Profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), seja na Central de Regulação ou na área administrativa, receberam nesta quinta-feira (30) treinamento para utilização do e-SUS SAMU. O sistema disponibilizado pelo Ministério da Saúde está mais apto a organizar o recebimento das chamadas telefônicas feitas pelo 192.
Os treinamentos, que acontecem na base do Samu localizada no bairro Siqueira Campos, estão sendo realizados por profissionais do Datasus, que implementam o novo software. Entre as categorias capacitadas, estão médicos e Técnicos Auxiliares de Regulação Médica (TARMS/RO), sendo esses últimos os que atendem primeiramente os requisitantes do Samu.
De acordo com o analista de sistemas Jorge Fernando Guimarães, o e-SUS SAMU proporciona mais controle para os gestores municipais, estaduais e federal, já que os profissionais envolvidos poderão acompanhar melhor cada passo do atendimento ofertado ao cidadão.
“A nova versão do sistema de regulação substitui o SR SAMU. Ao implantarmos, teremos as mesmas funcionalidades, porém com novo visual e maior facilidade para composição das fichas de ocorrências, com espaços a serem preenchidos automaticamente e atalhos que favorecerão o atendimento mais preciso, com menor tempo resposta ao paciente”, explicou o técnico do DATASUS, integrante das equipes dos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas, responsáveis pela implantação do software no Samu 192 Sergipe.
O e-SUS SAMU ainda disponibilizará mapas estatísticos e relatórios, além de melhor identificar a ambulância que está sendo deslocada para uma dada ocorrência. As Centrais de Regulação do Samu que já utilizam outros sistemas de gestão informatizados poderão mantê-los ou solicitar a adequação ao e-SUS SAMU. O sistema está sendo instalado em 76 centrais de todo o país que utilizam o antigo sistema, a exemplo das de Manaus, Cuiabá, Natal e Fortaleza.
Aceitação
“O e-SUS SAMU já dá indícios de ser melhor que o antigo sistema. Ao mesmo tempo em que teremos mais espaços para o preenchimento da ficha de ocorrência, teremos mais rapidez da execução, uma vez que alguns dados surgem automaticamente”, considerou a TARM/RO Fabiana Santana.
Para o técnico em tecnologia da informação do Samu, Lenilton Moraes, a inserção de dados para utilização do novo software já está sendo providenciada. “Iniciamos o cadastramento dos profissionais, o que inclui membros das equipes assistenciais do Samu na capital e no interior do Estado, para que em breve possamos fazer do e-SUS SAMU o sistema de regulação local”, garantiu Lenilton.
