×

Sergipe

Samu 192 Sergipe dispõe de mais dois instrutores de motociclistas

Após a realização do ‘Curso de Instrutores de Motociclistas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência’ (Samu 192), os técnicos de enfermagem Marcos Xavier e Juberlan Costa se tornaram a segunda dupla de multiplicadores de conhecimentos nessa área, no Estado de Sergipe. O curso foi realizado entre 8 e 12 de dezembro, na cidade de Guarulhos, São Paulo, e foi promovido pelo Ministério da Saúde (MS), através da Coordenação da Força Nacional do SUS.

A indicação feita pelo Ministério da Saúde para que os técnicos participassem da capacitação se deu em virtude do excelente desempenho dos mesmos no ‘Curso para Formação de Motosocorristas’, realizado em Aracaju, de 15 a 17 de outubro, como fruto de uma iniciativa do Ministério, através da Coordenação Geral da Força Nacional de Saúde (CGFNS), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Ses) e a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), órgão gerenciador do Samu 192 Sergipe.

De acordo com Marcos Xavier, aspectos relacionados à postura na condução da motocicleta, exercícios em pistas de equilíbrio, de habilidade e de velocidade, além de filosofia e postura, estiveram entre os temas abordados no curso realizado em Guarulhos (SP).

“Todas as atividades a serem desenvolvidas durante a capacitação contabilizaram 200 pontos e para a aprovação dos candidatos, 70% dessa pontuação deveria ser atingida. Dos 26 participantes indicados, 18 foram formados instrutores de motociclistas do Samu 192, rendendo ao Estado de Sergipe a atuação de quatro multiplicadores de conhecimentos nesta área”, declara o técnico de enfermagem que atua no Samu 192 Sergipe há cinco anos.

Metas

Para Juberlan Costa, as perspectivas quanto aos resultados dessa conquista são enormes. “A intenção é contribuir com o Núcleo de Educação Permanente do Samu 192 Sergipe e oferecer treinamentos constantes aos motosocorristas locais. Com isso, teremos uma categoria fortalecida e qualificada, o que se traduz em benefícios para o Serviço e para o público atendido”, ressalta o profissional.

Outro objetivo traçado pelos novos instrutores é a solidificação em Sergipe do Grupamento de Motociclistas de Atendimento às Urgências (GMAU), composto por todos os profissionais do Samu que participaram de algum Curso para Formação de Motosocorristas promovido pelo MS, em qualquer uma das regiões brasileiras. Para isso, eles unem forças com os técnicos de enfermagem Cleston Soares e Genison Lima, primeiros instrutores de motociclistas do Samu 192 formados e atuantes em Sergipe.

“As duplas estarão à disposição do MS para prestarem serviços como instrutores em quaisquer localidades brasileiras. Em Sergipe, serão protagonistas da ampliação do serviço de motolância ao ministrarem conteúdos para outros novos interessados. Um ganho enorme para o Serviço, bem como para a população sergipana e, mais amplamente, para a população brasileira”, declara o gerente do Núcleo de Educação Permanente do Samu 192 Sergipe, Alisson Góis.