As 43 Unidades de Suporte Básico (USBs) e as 16 de Suporte Avançado (USAs) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) estão em operação nesta quarta-feira, 19. De acordo com o gerente de frota, Wellington Barros, os trabalhos de manutenção corretiva dos veículos de urgência estão sendo feitos diariamente, o que tem possibilitado a ampla operacionalização.
Das 59 viaturas ativas, oito USBs e três USAs estão sendo utilizadas em Aracaju. Enquanto que médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor estão a postos nas viaturas de suporte avançado, um técnico de enfermagem e um condutor garantem a assistência em cada ambulância de suporte básico.
“O trabalho de manutenção corretiva nas viaturas do Samu foi bem dinamizado nos últimos meses, gerando a maior operacionalização da frota. Entre os principais reparos agilizados com freqüência, estão troca de pneus, de pastilhas de freio, de óleo e de lâmpadas. Esses serviços, por sua vez, são concluídos em curto prazo, garantindo o retorno desses veículos aos atendimentos pré-hospitalares”, garantiu o gerente de frota do Samu, Wellington Barros.
Acesso aos usuários
De acordo com o gerente de frota da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), José Lima, dois veículos 4 x 4 estão entre os disponíveis e servem também para resgatar pacientes em locais de difícil acesso, conduzindo-os até uma USA ou uma USB, conforme recomendação dos profissionais da Central de Regulação do Samu.
“Além disso, temos uma USA reserva que poderá ser acionada se uma dessas viaturas for interceptada por algum problema técnico, já que temos, em média, de seis a oito demandas cumpridas por viatura a cada 12 horas. Isso ocasiona desgastes contínuos, seja quando há grandes deslocamentos a serem feitos, atendimentos ininterruptos ou até mesmo represálias por parte de alguns usuários do Samu”, explicou Lima.
Segundo o gerente de frota da FHS, o objetivo é manter as viaturas do Samu em condições favoráveis, sempre almejando melhorias que contribuam para uma assistência pré-hospitalar que contemple a população da capital e do interior do Estado, bem como os profissionais do Serviço.