Alguns dos capturados na Operação Samambis 2 já haviam sido presos
A operação conjunta entre agentes da Força Nacional de Segurança e equipes das Polícias Civil e Militar deflagrada na manhã desta terça-feira, 07, nos municípios de São Miguel dos Campos e Campo Alegre resultou na captura de 16 pessoas durante a operação denominada Samambis 2. Entre as pessoas apontadas como envolvidas em crimes como homicídios, tráfico de drogas, assaltos e agiotagem, dez já haviam sido presas na primeira edição da Operação Samambis.
De acordo com o delegado Mário Jorge Barros, que responde pela regional de São Miguel dos Campos e também já comandou o distrito policial do município de Campo Alegre, as pessoas capturadas em 11 novembro de 2010 (data da Samambis 1) cumpriram prisão temporária por 30 dias e foram liberadas. Em liberdade, parte desse grupo voltou a praticar atos ilícitos e por isso foi novamente capturado.
“Alguns deles são envolvidos com homicídios, cuja origem é o próprio tráfico, agora tiveram a prisão preventiva decretada e serão enviados ao sistema prisional”, declarou o delegado Mário Jorge durante entrevista coletiva sobre a operação Samambis 2.
A redação do portal de notícias aquiacontece.com.br comparou a relação das duas listas de pessoas detidas nas duas operações, relações divulgadas pela Polícia Civil, e identificou quem foi preso nas duas ocasiões.
Paulo André Verçosa Lemos Júnior, 19 anos, o “Paulinho”; Rawymerson da Silva Rosendo, 23 anos, mais conhecido como “Raul”; Caíque Fernando de Araújo Félix, 26 anos, o “Cabeça”; Marivaldo Salustiano dos Santos, 22 anos, popular “Pirrita”; Ana Patrícia da Silva Santos, 27 anos, e sua mãe, Vera Lúcia Santana dos Santos, 40 anos, mais conhecida como “Vera do Mercado”; Jigleane Moraes Vanderlei de Souza, “Jil”; Ítala Renata dos Santos Costa, 21 anos, Cíntia Cássia Santos da Silva, 23 anos; e Élen de Fátima da Silva Oliveira, 28 anos, são os nomes que constam nas duas relações.
Além dos reincidentes, em sua maioria envolvidos com o tráfico de drogas, foram presos Leandro Souza de Andrade, 26 anos, conhecido por “Léo”; Adilson Vieira de Souza, 19 anos; Flávia Mariana dos Santos, 23 anos; Raul Felipe de Oliveira da Silva, 21 anos; e ainda a idosa de 60 anos Elineuza Luiz da Silva.
Já um homem identificado como Aloísio Martins dos Santos, 53 anos, foi preso sob acusação de agiotagem, detido em flagrante com cartões de crédito e cartões Bolsa Família, programa de distribuição de renda do programa do governo federal. Segundo a polícia, ele emprestava dinheiro ilegalmente a pessoas beneficiadas pelo programa, retendo os seus cartões.
Além de cumprir os mandados de prisão e de busca e apreensão, a operação que mobilizou cerca de uma centena de policiais e 24 viaturas apreendeu drogas e dinheiro que resultava da venda de entorpecentes, segundo a investigação da origem das quantias. Apesar do números apresentados e da quantidade de presos, cinco pessoas que tem mandado de prisão expedido não foram localizadas.
