A Sala do Empreendedor, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Maceió, o Sebrae Alagoas e a Associação Comercial, tem dado bons resultados. O convênio tem como objetivo incentivar a legalização de negócios informais que se enquadram na Lei Complementar 123/2006, a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Atualmente, com três salas em Maceió, mais de 3.300 atendimentos foram realizados em 2016.
O convênio possibilita assistência e orientação a quem irá realizar serviços de maneira formal. Os micro e pequenos empresários que se enquadram nos requisitos da lei recebem orientação sobre todos os processos necessários para a abertura da empresa.
“Um dos maiores benefícios da Sala é que o empreendedor não precisa se dirigir a vários órgãos para resolver os problemas burocráticos da formalização”, afirmou Robério de Almeida Silva, coordenador de Estatística da Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes).
De acordo com Silva, para se ter um empreendimento lucrativo é preciso planejamento de estratégias, que deve ser feito corretamente, criando uma rede de contatos para atingir seu público alvo de forma rápida e eficiente. “Geralmente o primeiro ano de uma empresa é o mais complicado. É preciso antes de tudo o empresário se planejar e tenha a habilidade de lidar com o mercado”, orientou.
As Salas do Empreendedor estão localizadas nos bairros do Jacintinho (na Galeria central do Bairro), Benedito Bentes (dentro do posto Já, no Pátio Shopping) e Jaraguá (na Associação Comercial), esse último está sendo transferido para o shopping Popular, no Centro de Maceió.
O atendimento acontece sob o formato de consultoria e é realizado gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3315-1904.
Como se formalizar
Para formalizar o negócio basta apresentar os seguintes documentos: Carteira de identidade e CPF (original e cópia), cópia do comprovante de endereço comercial, cópia do comprovante de endereço residencial, caso tenha declarado Imposto de Renda Física nos últimos dois anos, levar a cópia do Recibo de entrega de declaração e cópia do título de eleitor.
Nas Salas, serão oferecidos serviços como orientação para abrir ou montar um negócio, formalização da empresa pelo Portal Facilita Alagoas, emissão de certidões e notas fiscais, impressão de guias de pagamento de impostos, além de informações sobre licitações da Prefeitura e capacitações.
