Um advogado criminalista atua em casos de acusação de crime, tanto para defender os direitos do acusado, como das vítimas. Muitas pessoas ficam na dúvida sobre em que situações se deve recorrer a esse profissional. Continue lendo para entender!
Quando alguma pessoa realiza um ato fora da lei, ela está sujeito a penalizações da justiça. Sendo assim, é preciso contar com um indivíduo que entenda do assunto, ou seja, um advogado direito criminal.
Vale lembrar que um escritório de advocacia criminalista não atua como defensor do crime, mas busca assegurar os direitos do acusado. Assim, indivíduos e organizações devem procurar o melhor advogado especialista em direito criminal. A visão de que esses profissionais defendem criminosos está errada.
E não é só quando uma pessoa é acusada de um crime que é preciso contratar um advogado. A vítima também deve recorrer a um especialista para que seja defendida e que os seus direitos sejam respeitados.
O que faz um advogado criminalista?
Mas por que o advogado de defesa criminal é tão importante? Se você não conhece a atuação de um profissional, é provável que fique na dúvida se é realmente necessário contar com um especialista.
Basicamente, um advogado conversa com o cliente para entender os detalhes do caso. Assim, segue os princípios do direito penal para encontrar a melhor forma para defender os direitos, beneficiando a pessoa.
Visando a melhor atuação, o advogado direito penal entrevista testemunhas, pesquisa códigos de crimes, desenvolve uma estratégia para conseguir a melhor solução. Além disso, argumenta recursos, advoga pelo réu, entre outras ações importantes.
Habilidades de um advogado de direito criminal
Os advogados, assim como qualquer outra profissão, têm suas habilidades. Algumas características os tornam ainda mais profissionais e eficientes. Vamos destacar algumas:
Conhecimento técnico
Para conseguir executar o seu trabalho, é preciso de muitos estudo. Leis estaduais, federais, códigos e outros tantos pontos precisam ser de conhecimento do profissional.
Além disso, a advocacia criminalista conta com um vocabulário recheado de termos técnicos, sendo necessário que o advogado esteja por dentro para explicar ao cliente.
Sigilo
Outro fator importante, necessário e obrigatório é manter o sigilo de diálogo com o cliente e com o Poder Judiciário. As pessoas devem se sentir confortáveis para relatar os detalhes do caso, ou seja, sem ter medo de que essas informações sejam espalhadas de forma indevida.
Comunicação com o cliente
O advogado deve manter a comunicação com os seus clientes para explicar o andamento do caso.
