×

Negócios/Economia

Saiba mais sobre a manutenção de impressoras

Muitas pessoas não sabem, mas as impressoras precisam de manutenção para garantir o bom funcionamento. Há dois tipos: a manutenção corretiva e a preventiva, como ocorre em diversos outros aparelhos. Continue lendo para entender mais sobre isso!

Manutenção corretiva

Você trocou os cartuchos de tinta recentemente, colocou da forma correta, tentou fazer a impressora funcionar e ela não imprime de jeito nenhum? Essa é a hora de chamar a equipe de manutenção corretiva.

Como o próprio nome sugere, o processo faz a correção de algo que não está funcionando bem. O desgaste de alguma peça pode provocar esse transtorno, por isso, em alguns casos, é necessário trocar algum componente da impressora a laser ou qualquer outra.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é aquela que previne possíveis falhas de funcionamento, ou seja, os técnicos de manutenção são chamados quando não há problemas no equipamento. O objetivo é que você não tenha dor de cabeça e nem gastos no futuro.

A empresa especializada no serviço limpa os resíduos, lubrifica e regula o equipamento. Esse processo deve ser repetido periodicamente. De maneira geral, pode-se dizer que:

● para impressoras domésticas (pouco uso): manutenção preventiva a cada 8 meses ou 1 ano;

● para impressoras de empresas (alta demanda): manutenção preventiva a cada 6 meses.

Manutenção preventiva é mesmo importante?

Muitas pessoas acham que a manutenção preventiva é um gasto de dinheiro, uma vez que a impressora jato de tinta não apresenta problemas. No entanto, é exatamente o contrário. Trata-se de um investimento para que no futuro você não tenha que arcar com as despesas maiores de uma grande troca de peça, por exemplo.

Também não podemos negar que as falhas no funcionamento – que podem ser evitadas com essa manutenção – geram queda na produtividade das empresas ou transtornos para quem usa a impressora em casa.

Sejam as impressoras que usam cartuchos de toner ou de tinta, as impressões irão apresentar uma qualidade ainda melhor depois do processo de limpeza e reparação.

Uma dúvida que as pessoas possuem em relação à manutenção preventiva é referente ao valor. O preço varia bastante de modelo para modelo, mas há uma média de R$ 150, quando não é necessário fazer troca de nenhuma peça.

Vale ressaltar que é preciso ficar atento à qualidade do serviço prestado pela empresa. Escolher qualquer equipe para fazer o processo pode danificar as impressoras.