Skip to content

Saiba como solicitar recolhimento de veículos abandonados em vias públicas de Maceió

  • Home
  • Maceió
  • Saiba como solicitar recolhimento de veículos abandonados em vias públicas de Maceió

Blog

Saiba como solicitar recolhimento de veículos abandonados em vias públicas de Maceió

Para retirar veículos abandonados pelas vias públicas da capital, o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) atua no recolhimento. Ao longo de 2023, foram realizadas 330 remoções. Nos dois primeiros meses de 2024, foram 34 ocorrências. O procedimento é respaldado pela Lei Municipal Nº 6.337/14, Artigo 279-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e acontece mediante denúncias.

“Veículos estacionados indevidamente trazem uma série de problemas. Desde transtornos para a mobilidade, segurança e até saúde pública, já podem servir de criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, o que configura um enorme risco para a população. Nesse sentido, estamos atentos e é extremamente importante que as pessoas também contribuam, para além de registros nas redes sociais, formalizando denúncias nos nossos canais oficiais”, destacou o titular do DMTT, André Costa.

Denúncias

Para denunciar situações de abandono, o DMTT disponibiliza canais para o contato direto da população. Uma das opções é pelo número 118, disponível de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. Também é possível entrar em contato pelo telefone (82) 3312-5340, que atende 24 horas. Outra opção é pelo aplicativo DMTT Maceió – NOI Cidadão. Após a formalização da denúncia, uma visita ao local será incluída nas ordens de serviços das equipes de fiscalização.

Após a denúncia, as equipes são deslocadas para verificar a situação dos veículos. Como primeiro item, é analisado o estado de abandono. Ainda dentro da checagem dos agentes, entram a ausência de, pelo menos, uma placa de identificação obrigatória, a falta de vidros, pneus ou rodas, assim como se um ou mais pneus estão furados.

Na ocasião, também é analisado se a carroceria ou agregados estão enferrujados ou faltantes, inclusive o motor. A depender do que for visualizado na vistoria, o veículo pode ser removido imediatamente.

Em outros casos, se o proprietário for localizado, é passada a orientação para que este providencie a retirada do bem da via pública. Nestes casos, o prazo de três dias é estipulado e se após esse período a irregularidade permanecer, o veículo é removido ao pátio, de onde só será liberado após regularização das pendências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também