Skip to content

Saiba como se proteger de escorpiões durante período chuvoso

  • Home
  • Maceió
  • Saiba como se proteger de escorpiões durante período chuvoso

Blog

Saiba como se proteger de escorpiões durante período chuvoso

A Secretaria de Saúde de Maceió já registra 1.031 casos de acidentes com escorpiões em 2024, o que gera um alerta à população. Segundo a gerência de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os acidentes com escorpiões podem aumentar no período chuvoso.

A gerente do setor, Carmem Samico, pontua que com as chuvas intensas, os esconderijos naturais desses animais, como frestas, esgotos e caixas de gordura ficam alagados e eles precisam buscar refúgio em outros espaços, e por consequência invadem os ambientes domésticos. Ela reforça recomendações importantes.

“Faça sempre uma verificação minuciosa antes de usar roupas, toalhas, brinquedos de crianças e calçados. Esses itens, especialmente quando próximos às paredes, podem ser esconderijos ideais para escorpiões. Mantenha a casa limpa e livre de baratas, que são a principal fonte de alimento dos escorpiões. Vedação de frestas em portas e janelas e a limpeza regular de caixas de gordura são medidas eficazes para prevenir a entrada desses animais. O lixo deve ser bem fechado, já que restos de alimentos podem atrair baratas e, consequentemente, escorpiões”, recomenda a gerente.

A profissional explica, ainda, que durante à noite, quando os escorpiões são mais ativos em busca de alimento, é importante adotar medidas extras, como vedar as portas de entrada e saída para impedir a entrada desses animais. Também é recomendado que itens como berços de crianças sejam afastados das paredes e que os cobertores não toquem o chão, prevenindo o acesso dos escorpiões.

Carmem Samico alerta que em caso de picada de escorpião, é essencial buscar atendimento médico imediato, especialmente para crianças, idosos ou pessoas com baixa imunidade. “A picada pode causar dor intensa e outros sintomas graves. O tratamento adequado e acompanhamento médico para monitorar a evolução dos sintomas são essenciais. Em caso de acidente, procurar o serviço de saúde mais próximo de sua residência”, informa.

Reforço na Vigilância

Para a técnica, manter a vigilância e seguir as orientações de prevenção podem reduzir significativamente o risco de acidentes com escorpiões, protegendo a saúde e o bem-estar de todos os moradores de Maceió.

Por isso, a SMS está intensificando a vigilância em áreas com maior incidência de acidentes com escorpiões. Agentes de endemias estão sendo realocados para identificar e eliminar possíveis esconderijos, como frestas em paredes e portas.

A população pode colaborar denunciando a presença de escorpiões através do Disque Denúncia (82) 3325-4945, o que permite uma resposta mais rápida e eficaz.

Por Secom – Maceió

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também