×

Negócios/Economia

Saiba como são as provas de pós ead

Uma pós ead tem muitas vantagens, uma vez que o aluno não precisa se deslocar até a instituição e tem a liberdade de assistir às aulas quando quiser. Mas uma entre várias dúvidas sobre a pós-graduação EAD é a questão das provas.

Uma pós-graduação à distância oferece as mesmas disciplinas de um curso presencial, o que muda é a modalidade do ensino. Vale ressaltar que o diploma do ead é idêntico ao presencial.

A tecnologia permite que os professores gravem a aula e disponibilizem no ambiente virtual para que os alunos possam acessar quando e onde preferirem. Uma pessoa com mais tempo, pode assistir várias aulas durante toda a semana, outra pode adiantar no fim de semana, entre outras tantas possibilidades.

A maioria das atividades do curso pós-graduação ead ocorre à distância, mas o MEC exige que as provas sejam feitas presencialmente para que não exista fraude, cola, entre outros problemas. A avaliação é feita no polo da faculdade, escolhido no momento da matrícula. Por isso, desde o começo do curso, opte pelo polo de fácil acesso para você.

Mesmo com a avaliação presencial, a flexibilidade continua. Como a maioria das pessoas que opta pela pós ead trabalha, tendo diversos compromissos, elas podem marcar a prova dentro de um período estabelecido pela instituição. Com isso, evita que não possam comparecer no dia e horário marcado.

As provas, seja em um curso de pós-graduação EAD em educação ou em qualquer outra área, são importantes para verificar se os alunos estão aprendendo com o curso. Antes de iniciar a pós-graduação intensiva, não deixe de conversar com a faculdade para saber a metodologia, avaliações, entre outras questões para não ficar confuso e se arrepender!

Crescimento do EAD no Brasil

A tecnologia está quebrando o preconceito contra o ensino à distância no Brasil. Com as diversas ferramentas, ficou mais fácil estudar sem sair de casa. Cerca de 7 milhões de estudantes estavam matriculados em cursos de graduação e pós-graduação online em 2017, de acordo a Associação Brasileira de Ensino à Distância.

Segundo o Inep, houve um aumento de 17,6% no número de estudantes à distância entre 2016 e 2017. As vantagens dessa modalidade são várias, mas podemos citar algumas:

● flexibilização de horários de estudo;
● maior autonomia;
● menor valor;
● sem necessidade de deslocamento;
● facilita a conciliação entre trabalho e estudo.

Assim, a tecnologia ajuda pessoas que querem obter mais conhecimento e que não possuem ou não podem estar presencialmente na faculdade. Fazer uma pós-graduação ead em direito ou na área que atua é muito importante para se destacar no mercado de trabalho cada vez mais competitivo.