Na hora de serrar algum tipo de material alguns aspectos influenciam na escolha do equipamento ideal. Hoje, no mercado, há diversos tipos de serras – elétricas e manuais – que servem cada uma para um determinado tipo de corte.
Mas, então, porque alguns profissionais acabam usando a mesma serra para quase todas as tarefas? Além de desconhecer suas funcionalidades, a resposta é simples: uma serra se difere da outra por conta do disco de corte – no qual existe um para cada tipo de corte -, da potência do corte e da posição das alças da mesma. Por exemplo, uma serra para madeira é totalmente diferente de uma serra circular para mármore.
Desta forma, além de garantir qualidade no acabamento, a grande vantagem de um corte com serra é o tempo, no qual o procedimento com a serra leva cerca de minutos ou até segundos!
Confira abaixo alguns tipos de serra e encontre o ideal para o seu tipo de corte.
Tipos de serra
● Tico-tico: Esse tipo de serra é utilizado, principalmente, para fazer cortes redondos ou em curvas e possui uma lâmina de 10 cm (aproximadamente), que geralmente é fixa.
● De fita: Com as mesmas qualidades da tico-tico, essa serra se diferencia apenas em sua estrutura. Sua lâmina tem formato de uma correia que gira em dois volantes para efetuar o corte – semelhante as serras de açougue. Ela é ideal para cortes em espessuras maiores que 10 cm, cumprindo com as necessidades que outras não conseguem.
● Meia esquadria: Esta é uma serra portátil, útil para fazer cortes longitudinais e transversais. O mais comum é utilizá-la para cortes em 90°, realizando o trabalho de forma suave e rápida!
● Sabre: A sabre é destinada a cortar vários tipos de materiais, como tubos, canos, ossos em frigoríficos, gesso acartonado e chapas de madeira, plástico ou metal. Por essa vantagem, suas lâminas tendem a ser mais resistentes e realiza cortes com mais precisão e melhor acabamento.
● Vale lembrar que as lâminas usadas para corte em metais não ferrosos podem chegar a ter até 24 dentes por polegada.
● Policorte: Essas serras – que podem ser encontradas em modelos fixos e portáteis – tem a finalidade de realizar cortes em diversos materiais e superfícies, com movimento repetitivo que causa o corte através de fricção.
● Circular: É um modelo portátil e eficiente utilizado para cortes retos e manuais. Ela possui diferentes tipos de discos, produz cortes grossos e é útil para serrar diversos tipos de materiais.
Conheça a Bailéu
A Bailéu é uma empresa de locação de equipamentos para construção civil em SP que disponibiliza máquinas e equipamentos para construção civil seguros e de excelente qualidade.
Referência no mercado de equipamentos de construção civil, a Bailéu investe constantemente no aprimoramento de produtos e serviços para atender os clientes cada vez melhor, suprindo todas as necessidades do setor e marcando presença no segmento.
Por isso, entre em contato com a Bailéu para locação de ferramentas, faça um orçamento e saiba mais sobre nossa linha de equipamentos!
