Skip to content

Saiba as melhores formas de manter um livro conservado e preservar obras literárias

  • Home
  • Cultura
  • Saiba as melhores formas de manter um livro conservado e preservar obras literárias

Blog

Saiba as melhores formas de manter um livro conservado e preservar obras literárias

Para os bibliófilos, como são conhecidos os amadores de livros, é comum possuir uma estante repleta de exemplares, seja um colecionador ou apenas alguém que aprecia a leitura. Cada obra ali presente tem um valor único, pode ser emocional, educacional ou até financeiro. De qualquer maneira, a boa conservação dos livros é essencial para que eles perdurem e não se tornem apenas um item decorativo esquecido no canto da sala.

A organização da prateleira vai muito além de colocar os livros em ordem alfabética, por cor das lombadas ou tamanho, de uma forma em que fique bonito aos olhos de quem vê. É preciso também manter os cuidados individuais de cada um para que com o tempo não haja o desgaste dos exemplares.

Segundo Alice Vasconcelos, gerente do setor comercial da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, é indispensável manter uma rotina de cuidados com os livros em casa.

“Conservar livros é um ato de respeito à cultura, à educação e ao patrimônio intelectual. Por exemplo, manter os livros em locais arejados, guardá-los em prateleiras e escolher ambientes que não tenham tendência a ter mofo, são pequenos cuidados que envolvem práticas simples, mas que fazem toda a diferença e qualquer pessoa pode adotar”, ressalta.

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos busca sempre incentivar a leitura para todas as idades e para isso, é necessário estimular a atenção a cada obra, tornando-a única a cada leitor.

Dicas para manter a conservação

Rotina de limpeza:

Limpe regularmente as capas dos livros com um pano seco, sempre evitando o uso de produtos de limpeza que possam danificá-los.

Ambiente seco e arejado:

Mantenha seus livros em local seco e arejado para evitar a formação de mofo, que pode estragar tanto o papel quanto as capas.

Armazenamento:

Busque guardar os exemplares em uma prateleira, na posição vertical, de modo que não haja pressão de um sobre o outro, para não ocasionar o desaparecimento de informações contidas nas capas.

Abertura dos livros:

Ao menos a cada três meses, abra os livros mais antigos para evitar o acúmulo de mau cheiro ou que as páginas grudem entre si.

Limpeza das mãos:

Procure estar com as mãos limpas ao manuseá-los, do contrário, manchas podem surgir devido à sujeira nos dedos.

Interior:

Não guarde nenhum objeto no interior dos livros, a pressão de papéis, flores, ou marcadores de espessura grossa pode danificar as folhas internas.

Por Agência Alagoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também