As atividades que celebram o Mês da Consciência Negra seguem neste final de semana com rodas de capoeira simultâneas em diversas praças públicas de Maceió. O calendário festivo é uma parceria da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) com a Federação de Capoeira do Estado de Alagoas (FECEAL) e a Federação Alagoana de Capoeira (FALC).
Neste sábado, dia 9, a partir da 19h, as apresentações acontecem na Praça Padre Cícero, no Clima Bom, com os grupos Sport Cultural, Senzala e Gato Capoeira; na praça do Conjunto Graciliano Ramos, com o grupo Lua de São Jorge; na praça do Conjunto Dubeux Leão, com os grupos Liberdade Capoeira, Memória de Pastinha e Nação Capoeira; na Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes, com os grupos Muzenza, Yá Capoeira, Escola Brasileira de Capoeira e Geração do Quilombo.
As rodas de capoeira acontecem ainda na praça do Ouro Preto com o grupo Tradição; na Praça Mirante do Jacintinho, com o grupo Muzenza de Capoeira; na praça da Rua Almirante Barroso, no Farol, com a Escola Brasil Capoeira; e na praça em frente a Escola Rui Palmeira, no Vergel, com o grupo Legião Brasileira.
Além das rodas de capoeira, outras ações de formação cultural, difusão, conscientização, divulgação e popularização de tradições da cultura afrobrasileira estão prevista para este mês em Maceió. O grande dia de celebração será o 19 de novembro, véspera do Dia da Consciência Negra, quando a Prefeitura dá vida ao projeto Saurê Palmares, que contará com programação diversificada com comércio de produtos artesanais e comidas típicas, rodas de capoeira, oficinas e apresentações culturais diversas, na Praça dos Palmares, Centro.
No dia 20 de novembro, a FMAC apóia a movimentação dos grupos culturais e tradicionais de matriz africana para os festejos na Serra da Barriga, em União dos Palmares.
