Lazer na Praça
A ventania e a trégua do sol em um céu nublado durante a tarde deste domingo (01) favoreceram a ida de diversos maceioenses para aproveitar a mais nova opção de lazer na parte alta da capital, a rua fechada no Graciliano Ramos. Com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), o espaço será reservado das 14h até 18h, com diferentes atividades promovidas pela Associação dos Moradores do Residencial Graciliano Ramos (AMGR) e pelo órgão.
“Mantivemos contato com a Associação e somamos nossos esforços em uma parceira que beneficia as famílias que vivem na parte de Maceió. Como nossa proposta é aumentar os locais destinados ao esporte e convivência dos espaços públicos, prontamente atendemos a solicitação e oficializamos nosso apoio”, disse o titular da Semel, Antônio Moura.
Com extensão de quase um quilômetro, a rua fechada tem início na Avenida E, duas quadras após a AMGR, e segue em direção a supermercado no conjunto. Para oficializar o apoio, foi feita a assinatura da cessão de equipamentos de sinalização e esportivos, como placas e tatames, à Associação ratificada pelo presidente da representação comunitária, Edvaldo Aurélio.
“Contamos com o apoio oficial da Prefeitura de Maceió e agora fortalecemos essa iniciativa de fixar um local para que as famílias não precisem ir para outros lugares. Esse é um ambiente para trazer toda a família, pois temos várias atrações, desde jogos de tabuleiro a capoeira”, informou Aurélio.
Por ser uma avenida larga e completamente asfaltada, crianças e jovens percorriam-na em patins, bicicletas e patinetes. Os tatames postos em frente ao açude, sombreados pelos coqueiros, facilitaram os movimentos de karatê e judô praticados por jovens em kimonos de várias idades. Pouco mais à frente, ao som de berimbaus, instrutores do grupo Raça, cantavam e jogavam capoeira com adolescentes e crianças.
Na tenda, à direita no ponto central da Avenida, mesas com cadeiras e jogos de xadrez e de tabuleiro também atraíram a atenção de quem esteve no Graciliano Ramos. “Essa é oportunidade para mostrar para quem é daqui mesmo do conjunto o quanto temos oferecer à comunidade. A Associação nos convidou e estamos aqui aos domingos e quem quiser pode participar sem pagar nada”, pontuou Jordão Júnior, do grupo de Capoeira Raça.
Na programação, a Semel levou a prática de atividades físicas que serão somadas às atrações oferecidas pela Associação dos moradores, que já oferta aulas de dança zumba, karatê, judô, xadrez e atividades artísticas.
“Realizamos três edições e, esta quarta, mostra que estamos no caminho certo para ampliar as atividades na rua fechada. A presença do secretário Antônio Moura foi importante para identificar quais melhorias podem ser trazidas nos próximos domingos”, pontuou a vice-presidente da AMGR, Valéria Cavalcante, a professora Valéria, como é conhecida.
Ainda segundo Valéria, outras edições foram realizadas, mas agora o reconhecimento da Semel demonstra o interesse da Prefeitura em apoiar a ampliação de espaços de lazer na parte alta de Maceió.
