O programa Ronda no Bairro realizou, nesta quarta-feira (31), a Feira de Empreendedorismo de Mulheres Pretas. Inédita, a iniciativa teve o objetivo de empoderar e dar oportunidade às empreendedoras de divulgar e comercializar seus produtos. Ao longo do dia, os colaboradores puderam escolher, na sede do Ronda, entre itens de beleza, como turbantes, tiaras, brincos e colares em tecido africano, assim como degustar iguarias da culinária.
Dona de um ateliê, a empreendedora maceioense Tereza Olegário foi uma das mulheres pretas que divulgaram a arte que faz na base do Ronda no Bairro. Criadora de turbantes, assim como tiaras, toucas para banho, saia envelopada, entre outros produtos, a empresária comemorou a oportunidade.
“Há 10 anos, trabalho com esses artigos, sendo o destaque os turbantes para mulheres pretas. Tenho meu ateliê, em casa, e aqui no Ronda no Bairro, temos a oportunidade de celebrar, na prática, o Mês da Mulher Negra, divulgando meu trabalho, reforçando nosso empoderamento e, claro, podendo ter algum ganho financeiro. Agradeço a oportunidade”, destacou Tereza.
Chefe da Equipe de Mobilização e Articulação Social do programa, a assistente social Vanessa Castro explica o que levou o Ronda no Bairro a promover a interação entre os colaboradores e as mulheres pretas empreendedoras.
“Julho também é dedicado às mulheres negras. Essa feira foi pensada justamente para dar visibilidade, ratificar o empoderamento delas e dar, aqui, também a oportunidade de poderem divulgar e negociar o que produzem. A gente pensou em abrir o Ronda para que isso tudo fosse possível. Estamos felizes com esse dia aqui na nossa base”, disse Vanessa.
A psicóloga e integrante do Social do Ronda, Marina Xavier, também comemorou a realização da Feira de Empreendedorismo de Mulheres Pretas. “Criamos a possibilidade dessas mulheres negras virem aqui para mostrar a força de seu trabalho, e também do empoderamento e da força que possuem”, explicou a psicóloga.
Para o superintendente do programa, tenente-coronel Fábio Melo, eventos como este traduzem a filosofia de proximidade do Ronda. “É importante sempre reafirmarmos a parceria com os demais órgãos do governo e abrirmos espaço para todos os segmentos da sociedade. Esta tem sido uma determinação do Governo de Alagoas. Com a feira, pudemos conhecer um pouco mais sobre o trabalho dessas empreendedoras que precisam de muito apoio para que possam seguir na luta cada vez mais fortes”, destacou.
A feira contou com a participação das secretarias da Mulher e Direitos Humanos (SEMUDH), de Assistência Social (Seades), do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), e contou com o apoio da Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev).
Por Agência Alagoas