×

Maceió

Ronda Escolar ganhará o reforço de 80 policias militares

A partir desta segunda-feira (12), início das aulas nas escolas estaduais, o Programa Ronda Escolar ganhará o reforço de 80 policiais militares, o que representa o aumento de 40% do efetivo do Batalhão Escolar para garantir a segurança nas instituições de ensino.

O programa, uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE) e a Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds), realiza a segurança e trabalhos educativos entre os estudantes das escolas estaduais e municipais da capital. Conforme o comandante do Batalhão Escolar, major Hermes Cordeiro, além do aumento de 80% do efetivo de policiais, o programa Ronda Escolar tem à disposição 22 viaturas para a realização de rondas na região do entorno das escolas, além do Ponto Base (viatura na porta da escola).

“Tivemos um investimento muito grande do Governo do Estado para o programa do Ronda Escolar, o que garantiu ao Batalhão Escolar uma maior efetividade de seus serviços nas escolas. Com o aumento do efetivo, a expectativa é de melhorias na segurança dos alunos e tranquilidade para professores e diretores”, informa o major Hermes.

Ainda segundo o comandante, os novos policiais militares receberam instruções diferenciadas, voltadas para a segurança da comunidade escolar. “Além das rondas nas intermediações das escolas, temos o contato direto com os diretores das instituições de ensino por meio de telefones celulares”, complementa.

O Programa

Lançado no mês de janeiro deste ano, o Programa Ronda Escolar atende ao todo 235 escolas públicas (estaduais e municipais). Da rede estadual são 104. Cada guarnição tem um telefone celular – 22 ao todo (20 para as guarnições e 2 para os dois carros supervisores). Com o Ronda Escolar, a cidade de Maceió foi dividida em 4 grandes áreas. Cada uma delas possui 5 quadrantes e cada quadrante possui de 5 a 6 escolas estaduais. Cada quadrante será policiado por cinco viaturas que atuarão durante todo o dia.