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Alagoas

Ronaldo Lopes: Queremos iniciar a obra ainda este ano

O diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, Ronaldo Lopes, concedeu uma entrevista nesta quinta-feira, 11, em uma emissora de rádio local. O assunto foi o processo licitatório de contratação da empresa que irá executar as obras de duplicação da AL-101 Sul. De acordo com Lopes, o edital já atraiu 29 empresas de todo o país interessadas em participar da concorrência pública.

Questionado sobre o fato de que as obras começariam no início do próximo ano, Ronaldo Lopes foi taxativo ao responder que o órgão está trabalhando para iniciar os trabalhos ainda este ano, quando o processo licitatório deverá ficar concluído até o final do mês de outubro.

Paralelamente, segundo o diretor do DER, técnicos do órgão e da empresa responsável pelo projeto executivo, junto ao Instituto de Terras de Alagoas — Iteral, estão trabalhando em campo para a desapropriação das áreas entre a Praia do Francês até a Barra de São Miguel por onde serão iniciados os trabalhos de duplicação da rodovia.

“Vamos iniciar por este trecho porque tínhamos que garantir os recursos já assegurados junto à Caixa Econômica Federal, desde o ano passado, e naquela época o projeto executivo tinha sido concluído apenas para este trecho da rodovia que é considerado menos oneroso uma vez que as obras consideradas de maior porte, que são as duas pontes, a Divaldo Suruagy e a da Massagueira ficam na outra parte da rodovia e vão exigir um aporte maior de recursos. Só a ponte Divaldo Suruagy foi orçada em torno de R$ 23 milhões, e uma das exigências da Caixa Econômica para liberar os recursos do convênio com o Ministério do Turismo, de R$ 10 milhões, era de que o trecho em questão fosse de obra útil, ou seja, com recursos garantidos para aquele determinado trecho”, explicou Ronaldo Lopes.

Sobre os recursos assegurados, além dos R$ 10 milhões de reais já existem mais R$ 15 milhões de emendas da bancada federal para este ano e a contrapartida do Governo do Estado no valor de R$ 2mi e 500 mil. “O maior aporte de recursos para a duplicação, orçada em R$ 140 milhões,deverá chegar em 2009 e o Governo do Estado e a bancada federal está empenhada em garantir esses recursos”.

Solicitação — sobre a solicitação da documentação relativa ao processo de licitação da obra de duplicação da rodovia AL-101 Sul, por parte do Tribunal de Contas de Alagoas, o diretor-presidente do DER esclareceu que “tudo o que foi solicitado pelo Tribunal de Contas de Alagoas será entregue no prazo previsto (sexta-feira, 12). O que houve, segundo Lopes, é que normalmente essa documentação só é analisada pelo Tribunal de Contas após o processo de licitação”, explicou.

“Neste caso específico da obra de duplicação, o Tribunal de Contas recebeu a cópia do edital e foi solicitado informações do processo como um todo, no que será atendido pelos órgãos responsáveis que são a Comissão Permanente de Licitação, da Secretaria de Infra-Estrutura e o DER.

Estes documentos, dizem respeito a parte de licença ambiental da obra, o projeto executivo, Estudos de Impacto ambiental, convênio com a Caixa e que já constam do processo para a licitação da obra”.

Rodovia – Durante a entrevista, o diretor do DER também falou de projetos de melhorias na malha viária estadual e respondeu aos ouvintes que estavam interessados em saber sobre situações de trabalhos em pontos críticos da rodovia.

Segundo Ronaldo Lopes, alguns trechos da rodovia, no norte e sul do Estado, já possuem contratos de obras assegurados para este ano, para trabalhos de restauração, a exemplo do trecho entre Matriz do Camaragibe a Porto Calvo (AL-105) e da Praia do Gunga até Coruripe (Al-101 Sul). O mesmo vale para o trecho Atalaia- Viçosa , no vale do Paraíba com recursos assegurados no valor de R$ 15 milhões de emendas da bancada federal.

Segundo o diretor, respondendo ao apelo de um ouvinte, outra obra que está com empresa contratada para iniciar execução, inclusive esperando apenas uma melhora do tempo para serem iniciados os trabalhos de restauração, é o trecho entre Boca da Mata- Anadia.

Outros trechos vão contar com maior emprenho no sentido de conservação, com as operações de tapa-buraco, mas o objetivo do governador Teotonio Vilela é de garantir recursos para recuperar as estradas que estão com sua vida útil já em situação precária”, finalizou Lopes.