O Governo do Estado de Alagoas e a 5ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), inauguraram na manhã desta sexta-feira (23), em Penedo, o Memorial da Área de Proteção Ambiental – APA, da Marituba do Peixe, onde funcionará também um centro de referência sobre a área de proteção, sendo mantida no local uma base de informações turísticas e venda de produtos artesanais produzidos na região.
A APA da Marituba do Peixe que é conhecida como pantanal alagoano é o maior berçário de espécies nativas do Rio São Francisco. Ela foi criada pelo Decreto Estadual nº 35.858 em 1988, dispondo de uma área de proteção 18.556 hectares. A área abriga em torno de 118 espécies de avifaunas, 48 piscícolas e 136 tipos de ervas medicinais. No local, existem 12 povoados que somam uma população de aproximadamente 7 mil habitantes.
Homenagens
Durante a solenidade de inauguração do Memorial, o governador Teotônio Vilela e o Superintendente da Codevasf, Antonio Nelson Azevedo, homenagearam algumas autoridades que se destacaram pela atuação em ações de preservação do meio ambiente. Entre os agraciados com uma réplica de prédios históricos da cidade de Penedo, estava o ex-secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Alagoas, Ronaldo Lopes, que também ocupou o cargo de Superintendente Regional da Codevasf, foi deputado estadual e mais recentemente foi Diretor-Presidente do Departamento de Estradas e Rodagens em Alagoas.
Quando Secretário de Meio Ambiente, Ronaldo Lopes foi responsável pela elaboração do Plano de Manejo da APA do Marituba. O Plano foi o primeiro a ser executado no estado de Alagoas, com recursos da Codevasf e é um elemento de grande importância para a preservação desse santuário ecológico. É o Plano de Manejo que determina todo o zoneamento da unidade de conservação através do planejamento de um desenvolvimento sustentável que é gerenciado por um grupo gestor formado por representantes do poder público e da sociedade civil organizada.
