Ronaldo Lessa recebe título de cidadão penedense
Em sessão solene realizada na manhã desta sexta-feira (14) na Câmara de Vereadores de Penedo, o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) recebeu o título de cidadão penedense pelo trabalho desenvolvido no município ribeirinho quando de sua passagem pelo governo de Alagoas. A concessão do título ao engenheiro civil que assumiu o mandato de governador por duas vezes foi dado pelo vereador Alcides Andrade Neto (Cidoca – PR).
O título foi concedido por Cidoca ao ex-governador no ano de 1997, através de decreto legislativo nº 0997, mas, somente agora foi entregue a Ronaldo Lessa. A solenidade realizada em sessão especial contou com a presença da maioria dos vereadores por Penedo, outras lideranças políticas, representantes da sociedade civil organizada e a população em geral.
Iniciando a sessão, o vereador Manoel Messias Lima, único representante do PDT na Câmara de Penedo, conduziu o ex-governador Ronaldo Lessa e o senador Renan Calheiros ao plenário da Casa Legislativa, onde passaram a ouvir juntos com as lideranças presentes ao evento, o currículo de Ronaldo Lessa que foi vereador por Maceió, prefeito da capital por dois mandatos, deputado estadual, chegando ao governo de Alagoas, onde também permaneceu por dois mandatos, derrotando em sua primeira gestão o então governador Manoel Gomes de Barros, o Mano e, em seguida, reelegendo-se após vencer o atual senador Fernando Collor de Melo (PTB).
O vereador Mário Reis (DEM) que integra a bancada de situação do prefeito Israel Saldanha, sendo líder de sua bancada, fez referência ao título recebido por Ronaldo Lessa, que já residiu em Penedo por determinado tempo, “como muito bem merecido”, relatando os trabalhos realizados pelo ex-governador, salientando o compromisso que tanto Lessa como Renan têm sido parceiros do desenvolvimento de Penedo. “Para mim é gratificante estar aqui nesta solenidade, quando o senhor, governador, recebe o título de cidadão penedense e o senador Renan Calheiros que foi indicado para receber a comenda Alcides Andrade.
As palavras de Mário Reis, foram seguidas pelo pronunciamento do autor do decreto legislativo que concedeu o título a Ronaldo Lessa. O vereador Cidoca fez referência a história política de Ronaldo Lessa, que foi deputado numa Assembleia que também contou com a presença de seu pai, Moacir Andrade e também de Hélio Lopes, pai do atual presidente da Executiva Municipal do PMDB de Penedo, o engenheiro civil Ronaldo Lopes.
Cidoca afirmou que era uma grande honra entregar o título de cidadão penedense ao ex-governador e mostrou um discurso que teria sido preparado há 12 anos atrás, quando da aprovação do decreto legislativo que deu a cidadania penendese a Lessa. O legislador também fez referência ao prazer de está indicando também ao senador Renan Calheiros a comenda que leva o nome de seu avô, o ex-deputado Alcides Andrade, que será entregue futuramente.
Aproveitando a oportunidade, o vereador Derivan Thomaz (PMDB), afirmou que o título que o ex-governador recebeu em Penedo foi justo e merecido. Derivan lembrou que atualmente faz parte da diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo e, a defesa da classe trabalhadora será uma constante em seu mandato. “A defesa e valorização do servidor público em seu governo ex-governador Ronaldo Lessa é algo que tem que ser sempre lembrado”, afirmou o legislador.
O representante do PDT na Câmara de Penedo, legenda partidária comandada pelo ex-governador em Alagoas, Manoel Messias Lima, o Messias da Filó, fez um discurso empolgado relatando que o mandato de Ronaldo Lessa foi voltado totalmente ao social e certamente nunca se salvou tantas vidas. Na educação, o edil penedense afirmou que Lessa promoveu uma revolução e nunca na história os professores foram tão valorizados como nos dois mandatos de Ronaldo Lessa. “Se hoje os funcionários públicos estaduais dizem que votarão em vossa excelência é porque certamente lembram-se do grande administrador que o senhor foi para o estado de Alagoas”, disse Messias da Filó.
Legislando em seu primeiro mandato, o vereador Marival Oliveira (PMDB), lembrou o esforço feito por Ronaldo Lessa muitas vezes, principalmente quando o estado foi castigado pelas chuvas. O então governador abriu mão do terno e vestiu uma jaqueta da defesa social, passando de um líder político a um líder humanitário que fez questão de acompanhar de perto todo o trabalho realizado pelos órgãos de Alagoas em prol do restabelecimento da ordem e da paz no estado.
O ex-prefeito Március Beltrão (PDT) que falou em nome do partido, lembrou do tempo que também sentou em uma das cadeiras da câmara municipal, afirmando que foi ali que ele aprendeu a não dissociar o executivo do legislativo para juntos discutirem as soluções para os problemas enfrentados pelo executivo. Referindo-se a possível entrada de Collor na disputa pelo governo, Március Beltrão afirmou que ainda não há nada oficializado, mas, que na oportunidade não podia deixar de lembrar que o atual senador tem o seu valor e isso deve ser levado em consideração.
O ex-prefeito de Penedo parabenizou a postura independente da Câmara e parabenizou o vereador Mário Reis pela nobreza de ter participado da sessão solene, mesmo o legislador integrando o grupo do prefeito Israel Saldanha, que vota contrariamente pela volta de Lessa ao governo do estado.
O senador Renan Calheiros (PMDB) que foi destacado recentemente como uma das figuras políticas mais influentes do Brasil, lembrou de todas as empreitadas que assumiu ao lado de Ronaldo Lessa, respaldando os vereadores da Câmara Municipal de Penedo, que concederam o título de cidadão penedense ao ex-governador. Para Renan a crise financeira que enfrenta o município é digna do apoio de todas as forças políticas, independentemente de corrente partidária ou ideológica. Renan agradeceu ao vereador Cidoca por ter lhe indicado a receber a comenda Alcides Andrade e se colocou à disposição das lideranças políticas de Penedo para que juntos possam apontar soluções para os problemas que a população tem enfrentado nos últimos meses.
Por fim, o ex-governador Ronaldo Lessa fez uso da palavra, agradecendo pela homenagem que lhe foi concedida em Penedo, lembrando que em Alagoas, morou apenas em duas cidades, sendo uma delas a histórica e bela cidade que está localizada às margens do Velho Chico. Lessa fez um balanço do atual governo e relatou todos os avanços conquistados em seus dois mandatos como governador do estado de Alagoas. “Cidoca eu agradeço principalmente a você por ter me concedido esse título e, mesmo depois de doze anos a gente poder se encontrar aqui para viver esse momento, que une forças e traz grandes lideranças como este menino, vereador Mário Reis, que certamente terá um grande futuro político”, concluiu o ex-governador.
