×

Política

Ronaldo Lessa destaca agricultura familiar como prioridade de governo

“Acredito no seu governo e tenho a certeza de que você fará muito mais por Arapiraca e pelo Estado. A afirmação é do candidato a deputado estadual Ricardo Nezinho (PTdoB), que acompanhou os candidatos majoritários da Frente Popular por Alagoas Ronaldo Lessa (PDT), Eduardo Bomfim (PCdoB) e Renan Calheiros (PMDB) na reunião com empresários e lideranças políticas do município, neste sábado (4).

Nezinho destacou algumas ações do então governador, que muito contribuíram para a melhoria da qualidade de vida da população. “A Unidade de Emergência do Agreste foi construída há seis anos por Ronaldo Lessa e, desde então, muitas vidas foram poupadas. Foram mais de 250 mil atendimentos nesse período e apenas 450 mortes; a licitação para a duplicação da rodovia AL 210 foi feita em seu governo”, exemplificou. “Vejo aqui, nessa equipe, gestores que pensam de forma humana, empreendedora”, completou Nezinho.

Além de conversar com empresários dos grupos Coringa e Unicompra, Ronaldo Lessa também falou para um público de mais de 200 trabalhadores rurais sobre suas propostas para alavancar o segmento e defendeu o investimento na agricultura familiar como prioridade. “O governo tem que fazer sua parte; dar condições para que os municípios se desenvolvam e explorem cada vez mais suas potencialidades”.

Lessa destacou o empenho do senador Renan Calheiros que, como presidente do Senado, lutou para garantir a governabilidade do presidente Lula e ajudou a trazer recursos para obras importantes para Alagoas, como o Canal do Sertão, juntamente com o então ministro da Integração Nacional, Luciano Barbosa (PMDB), atual prefeito de Arapiraca. Lembrou a atuação irrepreensível de Eduardo Bomfim, que como o ‘Constituinte Nota 10’ votou todas as propostas em defesa dos trabalhadores. “Em vocês eu voto com orgulho, Renan e Bomfim”, disse.

Dirigindo-se aos agricultores, Ronaldo Lessa reforçou o compromisso de alinhar a política estadual com o projeto do governo federal iniciado com o presidente Lula e que terá continuidade com Dilma Rousseff. “Pela primeira vez, o país será governador sob o olhar, a sensibilidade de uma mulher. E isso faz toda a diferença”, disse.

“A economia alagoana está estagnada; é preciso investir na agricultura familiar e na diversificação da produção para contrapor com esse modelo que em nada contribui para o desenvolvimento do Estado. “Os grandes produtores investem lá fora, mas o pequeno agricultor não; ele investe na sua região, no seu município, movimentando a economia local e gerando renda”.

Ronaldo Lessa citou mais uma vez sua intenção de investir na construção de escolas profissionalizantes no interior de acordo com a demanda de mercado. “No litoral abriremos escolas voltadas para o turismo, como hotelaria; no interior teremos cursos nas áreas de piscicultura, apicultura. Tudo de acordo com as potencialidades de cada localidade. Quando fui governador promovi a descentralização da merenda escolar e agora o agricultor pode vender sua produção no próprio município. Vamos ampliar para que ele venda não só para a Prefeitura, mas para o Estado também”.

Por fim, Lessa anunciou sua intenção de implantar uma unidade da Ceasa em Arapiraca para garantir a venda da produção agrícola na própria região e prometeu simplificar o processo de acesso dos pequenos agricultores ao crédito aos moldes do governo federal.

O encontro, organizado pelo secretário municipal de Agricultura, Manoel Henrique; contou com a presença do superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Elizeu Rego; dos vereadores João dos Santos e Graça Lisboa, além da candidata a deputada federal, Rosinha da Adefal (PTdoB) e a deputado estadual Erivaldo Paulino (PT).