Apesar da operacionalidade, reconhecida pela redução dos índices de criminalidade em Penedo e, das operações constantes que retiraram de circulação líderes do tráfico em diversas áreas de Penedo, e ainda, a elucidação de homicídios, com apenas cerca de quatro meses titular da 7ª Delegacia Regional de Penedo (Área 02-7ª DRP), o delegado Rômulo Santana Andrade deixa o comando de área, responsável por oito delegacias (São Brás, Igreja Nova, Porto Real do Colégio, São Sebastião, Feliz Deserto, Piaçabuçu e Coruripe).
De regional para dp
O ex-agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), aprovado no último concurso público, passa a responder agora pela Delegacia de Polícia de Joaquim Gomes, município localizado a cerca de 76 quilômetros de Maceió. A 110º DP é subordinada a 10ª Delegacia Regional de Novo Lino, que tem como delegado titular, Antônio Nunes Cabral, que pertence ao Departamento de Polícia Judiciária 03 (DPJ-03), setor coordenado pelo diretor e também delegado, Carlos Reis.
O novo titular de Penedo será Guilherme Martim Iusten, que ingressou nos quadros do Estado no último concurso. Ele pertence a mesma turma de formação de Rômulo Andrade. Por indicação do delegado Mário Jorge, diretor da DPJ-02, ele assume o comando da Polícia Judiciária em Penedo e região.
“O que posso adiantar é que ele é um delegado experiente. Possui passagem pela Polícia Civil do Rio de Janeiro e é disposto para trabalhar. Agora para falar sobre as mudanças, justificar a transferência do delegado Rômulo Andrade, só o delegado de área. Mário Jorge quem pediu a troca para Penedo”, contou o delegado-geral Paulo Cerqueira, em rápida entrevista por telefone.
Rodizio necessário
O diretor da DPJ-2 (Penedo, Arapiraca, Palmeira dos Índios e São Miguel dos Campos), o delegado Mário Jorge, garantiu que a mudança é meramente administrativa.
“Mudanças acontecem. E essas últimas são administrativas. A região vai ganhar um delegado mais operacional, para desencadear outras operações. Existem mudanças que são necessárias e estamos mandando para Penedo um delegado muito experiente, com passagem pela Deic. Agradecemos o trabalho do delegado Rômulo Andrade e reafirmo, o rodizio é necessário e faz parte do nosso trabalho. Porto Real do Colégio também terá mudança. O atual delegado Rodrigo Colombelli vai assumir a especializada de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC). Nessa área, duas mudanças necessárias. Todos podem ficar despreocupados que a DPJ-02 vai continuar assistindo Penedo e região”, concluiu Mário Jorge.
Experiência
O novo delegado regional de Penedo possui experiência de 10 anos na Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), uma unidade especial da Polícia Civil do Rio de Janeiro. A seção é empregada em intervenções mais complexas, que necessitam de treinamento especial, uma divisão de elite da Polícia Judiciária.
Em Alagoas, o delegado Guilherme Martim Iusten deixa a Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), Seção Especial de Roubo a Banco (SERB), para comandar o policiamento investigativo no Litoral Sul do estado e Baixo Francisco, englobando oito delegacias (Penedo – sede e regional -, São Brás, Igreja Nova, Porto Real do Colégio, São Sebastião, Feliz Deserto, Piaçabuçu e Coruripe).