×

Cultura

Rogério Teófilo recebe Troféu de Honra ao Mérito Guerreiro Quilombola

Secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, foi homenageado

O secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, foi homenageado com o Troféu de Honra ao Mérito Guerreiro Quilombola. A premiação ocorreu nesta segunda-feira (31), durante o II Festival Alagoano das Palavras Pretas, em Maceió. O prêmio é um reconhecimento à parceria com o Projeto Raízes de África, bem como à comunidade de remanescentes quilombolas Pau D’arco, em Arapiraca.

Segundo Arísia Barros, coordenadora do Projeto Raízes de África, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) tem dado uma importante contribuição para a promoção de uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária. “A concessão deste prêmio significa a busca da validação de trabalhos que abrem espaços para se construir políticas de promoção da igualdade racial através de ações concretas”, revelou.

Ela acrescenta que o Festival Alagoano das Palavras Pretas é um evento de caráter literário. “Reunimos poetas, poetizas, pessoas que escrevem a respeito da temática negra e também aqueles que querem alimentar a alma com a palavra. Contamos com a presença do ator brasileiro e militante do movimento negro há mais de 50 anos, Milton Gonçalves”, informou.

Homenageados – Durante o II Festival das Palavras Pretas também foi homenageado o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos de Andrade Lyra; o delegado geral da Polícia Civil, Marcílio Barenco; o jornalista Nelson Ferreira; a diretora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, Rosana Vilela, e a presidenta do Sindicato de Jornalistas do Estado de Alagoas, Valdice Gomes.

Também foi premiado o gerente de relações institucionais da Braskem, Milton Pradines; a secretária de Educação de Arapiraca, Ana Valéria Peixoto; o ator alagoano Chico de Assis Carvalho Júnior; a Escola Municipal Paulo Bandeira; o Prefeito de Viçosa, Flaubert Filho; o advogado José Geminiano Acioli Jurema; João Rodrigues Sampaio Filho, do Centro Universitário Cesmac; Patrícia Mourão, coordenadora executiva do Instituto Magna Mater; e Sheila Maluf, diretora da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal).

O II Festival Alagoano das Palavras Pretas aconteceu no Teatro Abelardo Lopes, na Pajuçara, em Maceió.