Rogério Ceni ficará afastado dos gramados por um bom tempo
O goleiro Rogério Ceni deve ser operado nesse sábado (28) para corrigir um problema no ombro que está incomodando e impedindo dele realizar as suas atividades com normalidade.
Em relação a cirurgia, serão feitos três pequenos cortes no seu ombro direito para a realização da artroscopia. Durante a cirurgia, pinos serão colocados para a reconstituição dos tendões e ligamentos lesionados.
Tome ciência das etapas cirúrgicas pelas quais Ceni passará:
1 – A cirurgia deve durar cerca de uma hora e ele receberá uma anestesia geral perto do pescoço. Serão feitos três cortes de 1 centímetro no ombro, onde entrarão três tubos. Um terá soro para uma lavagem no local, outro com uma microcâmera e o último com material cirúrgico.
2 – A partir daí, serão retirados todos os tecidos lesionados para, então, realizar a reconstrução dos ligamentos. Os médicos farão a emenda entre o tendão e o osso, porque eles estão soltos.
3 – Pinos devem ser colocados no ombro de Ceni. Daniel Carvalho, que fez cirurgia semelhante, precisou de dois. Os pinos usados hoje são absorvidos pelo corpo depois de um ano.
4 – Deve sair da cirurgia sem dor e tomará anti-inflamatório por uma semana. Por pelo menos seis semanas, ficará com uma tipoia e não fará quase nenhum movimento brusco. Só algo leve.
5 – A fisioterapia começará com movimentos passivos (uma pessoa mexerá o braço por ele) e irá evoluindo de acordo com as reações de Ceni. A partir do quinto mês de recuperação, ele deve começar a intensificar o tratamento para voltar a ter condições de ir para um jogo.
