×

Esporte

Roger Federer alcança seu 64º título no ATP 250 de Estocolmo

Federer ostenta o belo troféu que conquistou na Suécia

A vitória do suíço Roger Federer na final do ATP 250 de Estocolmo colocou seu nome um degrau acima na história dos maiores vencedores do circuito desde a Era Aberta. O atual número 2 do mundo empatou com o norte-americano Pete Sampras na quarta posição, com 64 títulos, atrás apenas de Jimmy Connors (109), Ivan Lendl (94) e John McEnroe (77).

“É incrível estar aqui, onde Pete encerrou a carreira. Você nunca sabe quando vai ser a última vez (que participa de um torneio). É por isso que você quer saborear cada título”, afirmou o tenista da Basileia após triunfar sobre o alemão Florian Mayer por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3.

“No começo, eu acho que o sentimento é mais de querer provar a si mesmo e para o mundo de que você é capaz. Por isso você é agressivo em sua maneira de jogar e não aprecia as vitórias”, disse Federer. “Hoje, é muito mais por prazer, porque eu não preciso provar nada a mais ninguém, exceto a mim mesmo”, completou.

Atuando apenas pela segunda vez em Estocolmo, onde havia caído na segunda rodada em 2000, o ex-número 1 do mundo ficou feliz em faturar um título inédito. “É ótimo ganhar qualquer torneio, mas especialmente em um país onde nunca fui bem sucedido antes”, comentou Federer. “Mayer jogou uma partida muito boa e eu tive realmente que demonstrar um bom tênis”, avaliou o principal candidato ao título.

Do outro lado, o germânico lamentou a derrota, já que havia conseguido uma quebra de vantagem no primeiro set, antes de ver a reação de Federer. “O jogo foi muito equilibrado no primeiro set”, disse Mayer. “No segundo, fiquei cansado, enquanto seu jogo (de Federer) melhorou muito. Senti que a partida foi mais próxima do que o placar mostrou”, encerrou o alemão.