Moradores do povoado Gado Bravo de Baixo, situado em São Sebastião, região Agreste de Alagoas, receberam a promessa do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER-AL) que mais dois quebra-molas serão construídos na rodovia AL 110, trecho situado às margens da comunidade distante pouco mais de três quilômetros do trevo de acesso à BR 101.
O anúncio da construção foi realizado na manhã desta quinta-feira, 15, durante reunião na sede do DER em Arapiraca com a presença de uma comissão de representes do povoado. Os equipamentos foram cobrados pelos moradores durante protesto realizado na última terça-feira, quando houve o bloqueio da pista durante cerca de duas horas. Segundo os manifestantes, acidentes ocorrem com freqüência no local onde os veículos trafegam em alta velocidade.
Atropelamentos, colisões e saídas de pista
Pneus e pedaços de madeira foram colocados nos dois pontos onde a comunidade avalia que devem ser construídos os redutores de velocidade, barreiras reforçadas pela ação do fogo no material. Manifestantes relataram à reportagem do portal de notícias Aqui Acontece vários casos de atropelamentos, colisões e saídas de pista no povoado, acidentes que também registram mortes na comunidade.
Durante a manifestação que causou congestionamento, um dos líderes do protesto, José Damião Couto dos Santos, 33 anos, mostrou para a reportagem do portal de notícias Aqui Acontece ofício encaminhado ao DER. O documento datado de 26 de abril deste ano que pede a construção de três quebra-molas no Gado Bravo de Baixo, reivindicação parcialmente atendida com a construção de um quebra-molas em frente à Escola Municipal Joaquim Nabuco.
Por telefone, José Damião disse que o DER informou que irá construir os outros dois quebra-molas a partir da próxima semana, com previsão de conclusão em 15 dias.