O sócio da academia de ginástica TOP, que foi liberado na segunda-feira (24) após o término do prazo da prisão temporária, teve sua prisão preventiva decretada e recebeu “voz de prisão” no momento em que foi convidado a comparecer na manhã deste sábado (29) na sede da superintendência da Polícia Federal, no bairro de Jaraguá, em Maceió, para prestar mais esclarecimentos.
A prisão preventiva dos envolvidos na operação em Alagoas já foi pedida. Os dois servidores do TCE que já estavam presos, em razão de prisão temporária, permanecem na carceragem da PF/AL.
Operação Rodoleiros
A operação Rodoleiros foi deflagrada na manhã de quinta-feira, 20 de outubro, pela Receita Federal e pela Policia Federal terminou com a prisão de diretores do Tribunal de Contas de Alagoas. De acordo com as informações distribuídas à imprensa pela assessoria de comunicação da Polícia Federal, o esquema pode ter resultado em um prejuízo de aproximadamente R$ 100 milhões, durante os cinco anos em que foi aplicado no estado.
O esquema funcionava em Maceió e mais duas cidades do interior e era aplicado diretamente no imposto de renda de servidores do Tribunal de Contas de Alagoas. Segundo o delegado da Receita Federal em Alagoas, Edmundo Tojal, que concedeu entrevista coletiva sobre a operação, os valores informados na folha de pagamento dos servidores do tribunal eram bem inferiores ao valor real da dívida.
Os levantamentos feitos pelos agentes nos documentos apreendidos durante a operação mostraram que de 2009 até os dias atuais foram desviados cerca de R$ 30 milhões.
Além das prisões os policiais cumpriram ainda 12 mandados de busca e apreensão que resultaram na recuperação de 102 cavalos, 50 pássaros silvestres, as armas de fogo, documentos e computadores em empresas ligadas aos diretores do Tribunal de Contas.
Ainda durante a entrevista coletiva os delegados que investigam o caso contaram que um dos diretores do tribunal usou o dinheiro desviado do imposto de renda dos servidores para montar o haras e o outro aplicou parte do montante na luxuosa academia de ginástica.
