O prefeito Eduardo Paes confirmou que o Rock in Rio, criado eu em 1985, volta a ser realizado na cidade no final de 2011. A ideia é construiur um parque para a realização do evento que, depois, que será usado pelos atletas nas Olimpíadas de 2016. Já fica como legado dos Jogos”, explica Eduardo Paes.
O parque vai ser construído em uma área localizada entre o Riocentro e o Autódromo de Jacarepaguá, na Zona Oeste, e terá capacidade para receber um público de 100 a 150 mil pessoas.
O idealizador do Rock in Rio, o empresário Roberto Medina, nunca escondeu seu desejo de trazer o festival de volta à cidade. Mas sempre destacou que faltava um espaço adequado. Entre as atrações que deseja trazer em 2011, estão Shakira e Radiohead. Medina também pensa em nomes voltados ao público infantil, como Hannah Montana e sonha com Lady Gaga. Ele defende um evento eclético, que dê espaço a diferentes gêneros musicais. Ivete Sangalo também deve ser convidada.
O Rock in Rio já teve três edições no Rio de Janeiro, em 1985, 1991 e 2001. No evento de estreia, que durou dez dias, chegou a reunir quase 1,5 milhão de pessoas no espaço conhecido como Cidade do Rock, que abrigou também a terceira e última edição do evento brasileiro. No segundo ano, ele aconteceu no Maracanã. O festival ganhou tanta visibilidade que se tornou internacional, com quatro edições em Lisboa, e três em Madri.