Você já parou para pensar o quão importante é o transporte de medicamento e instrumentos hospitalares? É através dele que hospitais, clínicas e laboratórios mantêm o estoque e sua logística em dia para atender milhares de pacientes e seus respectivos tratamentos.
Agora imagine se por algum motivo o transporte para área médica não ocorre seguramente, com os parâmetros corretos ou que não cumpra os prazos, quantas pessoas podem ser prejudicadas?
Em apenas algumas hipóteses geradas no início do conteúdo podemos perceber a importância dos serviços logísticos que rodeiam a área médica e hospitalar.
Entenda melhor sobre o transporte de medicamentos e instrumentos hospitalares
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é quem fornece as autorizações para as empresas transportadoras, por isso, é importante certificar a idoneidade da empresa de transporte para área médica contratada.
Veja um exemplo: é necessário obter um certificado chamado VISA. A VISA é uma licença emitida pela vigilância sanitária local para trabalhar com esse tipo de transporte.
Mas as regras para o transporte de produtos médicos e hospitalares vai além de apenas um certificado. É necessário também, por exemplo, possuir um responsável técnico devidamente habilitado.
Esse profissional será o responsável pela manutenção do sistema de qualidade da empresa, dos produtos transportados, veículos, entre outros fatores.
Quais legislações sobre o transporte de medicamentos e intrumentos hospitalares?
Já vimos que o principal órgão que fiscaliza o transporte de medicamentos é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Portanto, a mesma apresenta duas legislações principais, confira o que diz cada uma:
● Portaria 1.052/98 – Diz respeito à obrigatoriedade de obter Autorização de Funcionamento para que empresas de transporte de medicamento possam operar. Inclusive, se o transporte for de substâncias controladas, é preciso de uma autorização especial.
● Resolução nº 329/99 – Aponta alguns roteiros de inspeção que são necessários para o transporte de medicamentos. O documento tem o objetivo de garantir a avaliação das rotinas e as inspeções completas do local.
Principais riscos sobre o transporte de medicamentos e instrumentos hospitalares
Todas os processos hospitalares têm a finalidade de atender às necessidades dos pacientes, os riscos podem ser variados, conheça alguns deles:
● Possibilidade de contaminação;
● Deterioração dos medicamentos;
● Perda de prazos;
● Mau gerenciamento da equipe;
● Falta de experiência da empresa contratada;
● Entre outros fatores.
